Quem ainda deseja participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, mas não realizou a inscrição deve ficar atento. O prazo será encerrado esta sexta-feira (17), às 23h59, segundo o horário de Brasília. O procedimento é realizado na Página do Participante. De acordo com o último balanço divulgado na manhã desta quarta-feira (15), cerca de 4,5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro.
O Enem 2018 teve 5,5 milhões de participações confirmadas, das quais 3,5 foram contempladas com a isenção da taxa de inscrição. O exame já recebeu mais de 100 milhões de inscrições ao longo de 21 edições. Este ano, cerca de 60% dos inscritos até o momento adotaram dispositivos móveis, como celulares e tablets para o cadastro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ano passado, esse percentual foi igual a 30% do total de inscritos. A inscrição deste ano é realizada em um novo formato, que simula um chat, similar aos adotados nos aplicativos de mensagens instantâneas.
Os participantes podem usar a nota do Enem 2019 para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os candidatos serão selecionados para a graduação em universidades públicas do país. A segunda edição de 2019 do processo seletivo realizará as inscrições entre 04 e 07 de junho de 2019 e disponibilizará o resultado no dia 10 do respectivo mês.
Além do SiSU, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para a graduação em instituições privadas de ensino. Por fim, o acesso por meio do Enem pode ser feito também por meio de universidades portuguesas conveniadas com o Inep. É possível utilizar a pontuação para conseguir participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e contratar o financiamento
Agência Educa Mais Brasil