Valia a garantia de permanência na Série A do Brasileirão-2021. Na Arena Castelão, o Bahia enfrentaria o Fortaleza pela 37ª rodada, em confronto direto. O Tricolor baiano vinha de uma sequência de quatro jogos sem vencer, com três empates e uma derrota. Já o Leão do Pici tinha acabado de perder por 3 a 0 para o Palmeiras.
O resultado final o torcedor do Esquadrão deve lembrar. Com três gols de Rodriguinho e um de Rossi, o Bahia venceu por 4 a 0 e espantou de vez o fantasma do rebaixamento. Naquela partida, a equipe de Dado Cavalcanti, pela primeira vez, conseguiu aglutinar desempenho e resultado.
Na fase de grupos da atual Copa do Nordeste, porém, o resultado foi adverso. O Tricolor cearense bateu o baiano por 2 a 1, em casa. A derrota não causou estragos, por ter ocorrido em um momento que ‘permitia’ isso. Mas neste sábado, 24, o jogo é para valer de novo. Vale uma vaga na final do Nordestão pelo segundo ano consecutivo. O duelo começa às 20h30, novamente no Castelão.
Retrospecto favorável
O triunfo na fase de grupos, inclusive, foi o primeiro conquistado pelo Fortaleza diante do Bahia na história da Copa do Nordeste. Nas outras 11 partidas disputadas, o Esquadrão venceu oito e empatou cinco. O retrospecto geral também é favorável aos baianos. São 15 triunfos, 13 empates e 10 derrotas, em jogos por todas as competições.
Para melhorar seu histórico, o Leão do Pici tem como principal arma a defesa. É a segunda menos vazada do certame, com apenas cinco gols sofridos em nove jogos. Fica atrás somente do seu maior rival, o Ceará, que sofreu três. O clube também teve a melhor campanha da fase de grupos – marcou 17 pontos. Conquistou, até aqui, seis vitórias, dois empates e uma derrota.
Do outro lado, a defesa não é tão consistente, mas o ataque compensa. Apesar de ter sofrido nove gols, o Bahia balançou as redes em 20 oportunidades no Nordestão. O artilheiro do Esquadrão, Gilberto, tem oito gols na temporada, sendo sete no regional. Esse desequilíbrio traz para o clube uma inconsistência nos resultados. A campanha de nove partidas tem cinco triunfos, um empate e três derrotas.
Na sexta-feira, 23, no Centro de Treinamentos do Ceará, o Bahia finalizou a preparação para o confronto de logo mais. Quem atuou por mais de 45 minutos contra o Montevideo City Torque fez um trabalho na academia. Os outros atletas fizeram um trabalho tático, comandado pelo técnico Dado Cavalcanti. Ao final, treinaram cobranças de pênaltis.
Anúncio
Mais um jogador foi anunciado pelo Bahia na sexta, para compor o elenco que vai disputar a temporada. O atacante Maycon Douglas, que se destacou pelo ABC no início do ano, foi oficializado pelo Esquadrão. Com 24 anos, o jovem assinou até dezembro, por empréstimo. Ele pertence à Tombense-MG, mas o contrato prevê opção de compra ao final. Entre março e abril, o atacante marcou cinco gols. Maycon Douglas já treina com o resto do grupo no CT Evaristo de Macedo.
Quem também pode chegar em breve é o atacante Alef Manga, artilheiro do Campeonato Carioca pelo o Volta Redonda, com oito gols. Além do Bahia, Fortaleza, Goiás e Botafogo também tentam acertar com o atleta.
FORTALEZA X BAHIA - SEMIFINAL DA COPA DO NORDESTE
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE), às 20h30
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (trio de Alagoas)
Fortaleza - Felipe Alves; Daniel Guedes, Marcelo Benevenuto, Wanderson e Bruno Melo; Éderson, Matheus Jussa, Luiz Henrique e Yago Pikachu; David e Robson. T: Enderson Moreira.
Bahia - Douglas; Nino Paraíba, German Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Thaciano, Daniel e Rodriguinho; Rossi e Gilberto. T: Dado Cavalcanti.
Fonte: Atarde