Teixeira de Freitas: A equipe do Liberdade News esteve na tarde desta quinta feira (30), visitando a ONG Paspas, que é uma organização não governamental. Há 13 anos atuando em atividades de cunho social em Teixeira de Freitas, trabalhando com crianças, adolescentes e idosos.
Entre cursos e programas, funciona o reforço escolar para alunos de 06 a 12 anos, o jovem aprendiz de 14 a 22 anos, com o objetivo de inserir o jovem no mercado de trabalho com carteira assinada, informática básica com 300 alunos por ano, capoeira, grupo de convivência da melhor idade, onde uma vez por semana, juntamente com um educador físico do município praticam exercícios e também, aprendem a fazer artesanatos. E agora, com mais novidades, o curso de violão e o programa Aldeia Livre “Hip Hop”. São mais de 500 pessoas participam dos programas da ONG, são moradores dos quatro cantos da cidade, de 05 a 60 anos.
Em média 120 crianças recebem o reforço escolar. ”Todas oriundas de escolas públicas, todas freqüentando as aulas em horários contrapostos ao horário escolar, com o suporte de professores qualificados, no geral estamos tendo um resultado muito positivo”, fala Geane Barbosa dos Santos Ressurreição, coordenadora pedagógica da ONG e do jovem aprendiz.
Segundo Alex Fernandes de Oliveira, diretor presidente, todos os cursos e programas são muito procurados, e cada vez mais o resultado só melhora. “Estamos em busca de novos cursos para oferecer a comunidade e ainda, pretendemos o mais rápido possível ampliar a ONG”, declara.
O novo programa oferecido pela ONG PASPAS, é o Aldeia Livre, e a coordenadora Lucinéia Dias Soares de Matos, convida os interessados pelo o Hip Hop, a participarem.
“O programa Aldeia Livre, oferece oficina de Hip Hop, vai funcionar com 4 turmas nas segundas e sextas feiras, com 20 jovens cada turma, dos 13 aos 17 anos, e nesta oficina irão aprender o segmento de grafite, discoteca e a dança, terá a parte teórica e a prática, a turma de sexta já está fechada, mas a de segunda ainda não, quem tiver interesse nos procure”, convida a coordenadora.
Para se inscrever na oficina de Hip Hop, basta comparecer na ONG PASPAS, localizada na Rua João Amaro Gomes, 775 - Tancredo Neves. Levar xerox do RG e comprovante de residência, tudo será inteiramente grátis.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews