Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, sob a responsabilidade do Professor Ramiro Guedes, realizaram a I Mostra Cultural da Unidade. O evento, que teve como tema “Do Modernismo ao Realismo Carcerário, contou com a participação dos internos do “Pátio A”, mas a mesma atividade irá acontecer nas 03 alas da unidade, Pátios A e B, além da Ala Feminina”, disse o Diretor do CPTF.
Ainda segundo o Tenente Coronel Osiris, acontecerá também na Ala Feminina, o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, que foi adiada devido às condições climáticas. O diretor do CPTF discursou logo na abertura, onde saudou os internos e convidados, e mostrou muita alegria e satisfação em realizar o evento nas dependências da unidade. O evento que contou com a participação do Professor Samuel Alves, que fez uma apresentação musical de voz e violão, também uma apresentação teatral, feita por Amaro Santana, que divertiu os internos com o Teatro de Boneco, mágicas e histórias divertidas e educativas.
Diversos stands foram montados no pátio A, foram stands de pintura em telas, sob o talento do Professor Gilberto Bahia, Oficina de leitura e escrita com o Professor Samuel Alves, além de uma amostra da cultura da grafitagem. Além do apoio da equipe pedagógica, que conta com as professoras Ednilda Santos, Josilma Borges e Valdice Santana. Segundo o Ten. Coronel Osíris Cardoso, o projeto “Do Modernismo ao Realismo Carcerário”, vem propor aos internos do CPTF, a realização de obras próprias, e releituras de obras de outros artistas, no sentido de exporem suas vivências na condição de privados da liberdade.
“Assim, é possível que eles reflitam sobre seus sonhos e anseios. Buscamos assim, estimular nos internos a competência linguística, a partir de atividades realizadas em sala de aula, palestras e oficinas. Já que muitos desses homens que hoje se encontram presos, irão voltar ao convívio com a sociedade”, afirma o Ten. Coronel Osíris. E nossa equipe que esteve presente dentro do pátio, ao lado dos internos, registrou o talento de alguns deles, que em forma de artesanato, pinturas e até mesmo música, mostraram o resultado do trabalho cultural realizado na unidade.
A dupla de cantores e compositores gospel, Lucas e Pedro, que são membros da igreja que existe na unidade, mostraram algumas de suas músicas, e foram aplaudidos por toda a ala. O professor Ramiro Guedes, que está à frente do Departamento de Cultura Municipal, mostrou sua satisfação em apoiar e prestigiar o evento. “Minha felicidade e a de todos os realizadores do evento, aumenta quando vemos o talento, mesmo que de pessoas presas, vem e nos surpreende”. Antes mesmo do fim do evento, os internos já cobravam da professora a realização de outro.
E, a frase LIBERDADE, grafitada no muro da ala, juntamente com a frase ‘Nesse Mar de Grades, À Procura de Um Porto Chamado Liberdade’, foi o marco desse evento.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews