Teixeira de Freitas: Neste 08 de Março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e da Secretaria de Assistência Social, fizeram um café da manhã no CRAM, seguido de uma passeata em comemoração à data, pelas ruas do Centro da cidade.
O prefeito João Bosco Bittencourt acompanhou passeata e disse, sobre essa data, que “não é um dia somente para fortalecer o mercado, é um dia de reconhecimento do papel que a mulher tem em nossa sociedade e de reflexão, porque as conquistas da mulher são reflexos de lutas incansáveis e seculares”.
João Bosco ainda lembrou dos direitos como: poder exercer a cidadania através do voto; as campanhas contra a violência, principalmente, violências domésticas e sexuais e os benefícios sociais que o Governo traz que sempre sai em nome da mulher. Além do fato do prefeito considerar a mulher como o pilar de uma família, sempre fazendo o possível para equilibrar e a manter firme.
A chefe de gabinete, Jussara Bahia, que já esteve à frente da Assistência Social do município, disse que essa data vem com a relevância de empoderamento da mulher, da luta pelo direito de espaço, isso porque as mulheres ainda ganham 25% a menos que os homens nas mesmas funções exercidas por eles e o número de violência doméstica ainda é assustador.
Outras questões ainda foram lembradas por Jussara nessa homenagem, que mostra ser necessário fazer desse dia um dia de luta pelos direitos da mulher. Jussara ainda lembrou que o evento, além do café e da passeata, ainda duraria todo dia nas escolas e nos departamentos de saúde, que terão atividades voltadas à mulher. O fechamento dessas comemorações acontecerá no dia 15 de março com a apresentação do “Encanto de todas as Marias”.
Leidimar Felizarda Lima, assistente social do CRAM, explicou que o Centro presta um serviço de acolhida, psicossocial e jurídica, e que a mulher não necessariamente precisa ser encaminhada por algum órgão, podendo ir por espontânea vontade recorrer a alguns serviços oferecidos, e também só irá denunciar o agressor se quiser.
Nesses aproximados seis meses de funcionamento, Leidimar percebe o crescimento do CRAM e o reconhecimento da mulher sobre as violências sofridas e que ela pode lutar contra isso. “Antigamente, as mulheres achavam que a violência era somente aquela em que se dá tapas e deixa marcas pelo corpo, e não, há vários tipos de violência como a moral, a psicológica e a sexual”, disse Leidimar.
A assistente social ainda disse que toda a comunidade foi convidada a participar do evento, tanto as mulheres que participam do CRAM e dos CRAS dos seus bairros, quanto os homens, pois, esse é um importante dia de conscientização para eles também.
A prefeitura elegeu como símbolo das comemorações do mês de Março a catadora de recicláveis, Márcia, por ser uma mulher guerreira, moradora muito conhecida na cidade. Ela sobrevive catando papel e outros materiais recicláveis, usa de seu trabalho para sobreviver, além de proteger o meio ambiente.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews