Teixeira de Freitas: Foi realizado nos dias 15, 16 e 17, palestras e aulas de música pelo Programa Orquestrando Futuros (Orfs), para os estudantes teixeirenses durante a paralisação nacional dos professores, organizada pelo Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O objetivo foi não prejudicar os dias de aula, então, a a Prefeitura, via Secretaria de Educação, organizou uma Agenda Especial.
Todos os estudantes da rede foram convidados, mas, não eram obrigados a participar. Mas, uma média de 150 alunos por turno se fizeram presentes. Foram disponibilizados ônibus escolares para dar acesso ao local das aulas, na Igreja Batista Memorial (IBM). “Foi surpreendente essa experiência, os alunos participaram dos dois turnos, e a cada momento um aprendizado, e ainda ajudaram àqueles pais que trabalham fora. O bacana é que teve mães que vieram para a cozinhar, preparar lanches, e elas se revezavam, e foram 03 dias bem proveitosos, onde os alunos estudaram as técnicas dos instrumentos e também participaram das aulas de canto, aperfeiçoando o conhecimento para aqueles que já estão por dentro do projeto”, explicou o mastro Orley Silva.
As famílias fizeram questão de participar. “Achei tão interessante a ideia, que eu e demais mães, fizemos questão de ajudar de alguma forma, e preparamos os lanches. Meus filhos adoram música, e esses dias contribuíram muito no aprendizado e diversão”, nos contou Any Aline Oliveira, mãe de dois filhos que participaram.
A agenda com as aulas de música recebeu o nome de “Crianças Estudando, Futuros Formandos”, fazendo menção ao programa Orfs, lançado pela Prefeitura em 2013, como um ambicioso projeto, para “transformar” vidas por meio da música. Um dos principais desdobramentos do Orfs é a Orquestra e Coro 09 de Maio, formada por crianças e jovens. Desde seu lançamento em 2013, o Programa atende, em média, a 300 crianças por ano. Ainda sobre a paralisação, o secretário de educação Ariosvaldo Alves Gomes, reafirmou que todos os 200 dias letivos serão cumpridos no município.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews