Teixeira de Freitas: Durante toda a manhã desta sexta feira (18), foi realizada uma ação para 97 detentas do Conjunto penal da cidade, em comemoração ao Março Mulher. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDDIM), Maria JoséCosta, as conselheiras, parceria do Sincomércio, Secretaria de Assistência Social, Liberdade News e Rádio Sucesso, ofereceram um café da manhã, uma roda de conversa e uma palestra com o professor e advogado Jonathan Molar, que pode ouvir cada uma detenta e levar mais perspectiva para o futuro.
Foi uma manhã muito proveitosa, onde cada uma participante se apresentaram e contaram quanto tempo estavam aguardando a justiça. Numa situação prisional, são vários tipos de problemas e transtornos que elas passam, e uma ação como essa pode proporcionar momento de esperança. “Nosso olhar está voltado para as internas, já estivemos aqui antes para apresentar o conselho e hoje, estamos aqui para conhecer as mulheres, ouvi-las, debater as necessidades para que através desta realidade, possamos criar projetos, buscando parcerias de instituições e assim, interferir de forma positiva na realidade das presas, para oferecer uma melhor qualidade de vida, enquanto estiverem por aqui, e continuar quando saírem”. Fala a presidente do COMDDIM.
Uma das conselheiras do COMDDIM é a delegada da DEAM, Andressa Carvalho, ela garante que a idéia é ajudar de alguma forma as mulheres que estão precisando de apoio. “Este evento faz parte do calendário em comemoração ao mês da mulher, nos unimos e durante todo o mês realizamos ações que visam, desde informar, criar situações de debate, reflexão, ouvir essas mulheres, suas reclamações. Ao longo do ano, estamos sempre nos reunindo para criarmos uma logística para melhorar o que se faz necessário, assim gerando qualidade em nossas ações, e viemos ao conjunto penal, por entender que temos que alcançar todas as mulheres”. Explicou a delegada da DEAM.
Segundo pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Justiça, e foi bem lembrado pelo professor Jonatham que falou sobre projeto sociais e perspectiva de futuro para as internas, o Brasil é o país com a maior comunidade de presos, sendo o segundo país do mundo que mais prende, tendo hoje mais de 650 mil presos em todo o Brasil.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews