Teixeira de Freitas: Muitas pessoas não sabem, mas o filtro de barro é um dos melhores sistemas de purificação de água que existem no mundo. Pensando nisso, o Rotary Club Teixeira de Freitas em parceria com o Distrito 4550 e de outras organizações, desenvolveram uma campanha de doação de filtros, para atender as necessidades da comunidade. Nos dois últimos fins de semana entre os dias 06 e 14 de maio, as ações foram promovidas nos bairros Caminho do Mar II, Cidade de Deus, Colina Verde, São Lourenço, baixada do Teixeirinha onde beneficiou 136 famílias, cada uma recebeu um filtro de barro, além de orientações a respeito da utilização e cuidados com o mesmo.
De acordo o presidente do Rotary, Rubens Ferraz, o objetivo do projeto visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de famílias carentes através da distribuição de filtros de barro. As ações aconteceram nas comunidades com apoio dos agentes de saúde local, loja Maçônica Vila Lobos e Centro Espírito Nosso Lar. Segundo o presidente do Rotary Club de Teixeira de Freitas, “a iniciativa é voltada para a saúde, sendo que o projeto visa promover alguma melhoria na qualidade de vida, por menor que seja das famílias carentes, através da distribuição de filtros para quem não tem água filtrada em casa”. Ressaltou ainda, a importância de se tomar cuidados básicos de saúde.
“Eu nunca tive filtro de barro em casa e meus filhos sempre apresentaram problemas de saúde, que me disseram que são por consumir água sem o tratamento”, comenta uma moradora do Colina Verde, mãe de duas crianças. “Hoje eu amei receber o meu e já está em casa certinho e estabilizado para as crianças tomarem água à vontade”, completa a moradora.
Para Cileide, rotariana que esteve à frente do projeto, a ação é importante, principalmente pelo trabalho em conjunto de todos os envolvidos. Os agentes de saúde lembram que na região vivem pessoas carentes, que muitas vezes não têm água filtrada em casa, e que os filtros doados vão melhorar a saúde,principalmente das crianças.
O integrante da Loja Maçônica Vila Lobos Anderson Ambrósio, outro parceiro no projeto, também considerou positiva a possibilidade de contribuir com essa importante ação de saúde pública. “Poder contribuir com o crescimento da comunidade e em benefício do outro é gratificante. Espero poder participar sempre de ações como essa”. Disse Anderson Ambrósio.
Ainda de acordo com o rotariano Fabio Brito, a proposta da ação rotária é atingir cerca de 500 pessoas carentes nas comunidades que foram beneficiadas. “Sabemos que nossa ação não resolve o problema, mas ajuda a amenizar. Todo mundo fazendo um pouco já resulta em alguma coisa significativa. A ideia é essa”. Finaliza.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews