Teixeira de Freitas: Acontecerá entre os dias 18 a 23 de julho, o IV Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). Serão dias cheios de atrações. Concertos, Orquestras e Grupos de Câmara no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), na Urbis, as 19h30. Terá também o Master Class com: cordas, madeiras, metais, regência, canto percussão. Ainda, I Colóquio Nacional de Educação Musical. Sendo este considerado o maior evento cultural de música erudita do sul e extremo sul baiano, norte do Espírito Santo e nordeste de Minas de Gerais.
O tema proposto este ano no IV Encontro de Cordas do ICED está focalizando ações afirmativas, e mostrará a toda sociedade brasileira que a música é um grande vetor de promoção de igualdade de oportunidades. As ações afirmativas podem ser de três tipos: com o objetivo de reverter à representação negativa dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo. “Os grandes referenciais de produção musical brasileiro são protagonizados por Negros de origem ou de pele tais como Carlos Gomes e Luiz Gonzaga. Desta forma,pretende-se apresentar a maior parte do repertório destes ícones citados a fim de valorizar e difundir a musica genuinamente brasileira”. Explicou Maestro Orley Silva.
Acontecerá também, I Colóquio Nacional de Educação Musical:sobre o tema “A influência do negro na produção musical brasileira como recurso didático no ensino de música”. Será o momento cientifico do encontro, buscando a ampliação dos11envolvimentos de diversos agentes sociais, políticos, culturais e educacionais afim de qualificar a atuação didática da música e as influências culturais na produção musical brasileira. “Nesta perspectiva da Produção Brasileira,encontramos um Ícone da musica erudita o grande Carlos Gomes, o mesmo era descendente da raça negra, sua filiação foi constituída de pai (filho de negro com português) e a mãe (filha índio com branco), é o retrato da miscigenação brasileira. A participação da sociedade científica e acadêmica será de grande relevância é importante neste processo de construção e fortalecimento da cultura negra brasileira, assim como são condições fundamentais para a afirmação e a vivência desenvolvimento Humano e Social”. Acrescenta o Maestro.
Nesta quarta edição, durante os dias acontecerão os Master Class, espécie de oficinas ministradas por renomados músicos/professores sobre a técnica musical voltada a variados instrumentos orquestrais. Durante as noites serão promovidos Concertos abertos e gratuitos para toda a população de Teixeira e Região.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews