Teixeira de Freitas: Após mobilização nas redes sociais sobre suposta carência de alimentos na Casa da Criança Renascer de Teixeira de Freitas, o Liberdade News foi até o local e passou a manhã do dia 12 de julho, com as crianças. Conversamos com a coordenadora Elizete Ramos e outras funcionárias e podemos ver que, apesar dos repasses dos convênios estarem atrasados, a gestão tem garantido, diariamente, excelente alimentação às crianças.
De acordo com Elizete, o Renascer tem convênios com o Governo Federal, Governo Estadual, e está iniciando com o Governo Municipal, porém esses recursos estão atrasados, por esse motivo alguns alimentos do estoque, como o leite, estão em baixa. Ainda segundo a coordenadora, toda ajuda é bem vinda, mas, a mobilização que fizeram nas redes sociais tomou proporção muito grande.
Ano passado, os repasses chegaram a atrasar por onze meses, o que atrapalha o planejamento da instituição para pagamentos e compras. Hoje a Casa da Criança conta com 25 crianças e adolescentes, de bebês até jovens 17 anos; para isso há 12 funcionários, com carteira assinada, que trabalham 24 horas por dia; e, duas pessoas contratadas. Os pagamentos saem dos recursos da instituição. Apesar disso, há 10 voluntários.
Para dar conta das necessidades mensais, segundo Elizete, tem sido "basicamente a sociedade, através de doações, que mantém o Renascer". Por meio do programa "Sua Nota é um show", a Casa da Criança tem conseguido fazer reformas na unidade e outras compras necessárias.
Qualquer pessoa pode ser um "Sócio Mantenedor" da Casa da Criança. Não há valor estipulado e a pessoa pode escolher entre o depósito bancário ou ter um boleto que será recolhido por um funcionário do Renascer, no dia e local que forem melhores para os doadores. Basta ir até a Casa da Criança que fica na Rua Uirapuru, n° 39, bairro Monte Castelo, ou ligar no (73) 3292-5266, para saber mais informações.
O Renascer está aberto para visitação às quartas-feiras e aos sábados, das 15 as 17 horas. Se for um grupo grande, como igrejas e escolas, é necessário agendamento. Quem quiser fazer doações individuais pode contribuir também com fraldas descartáveis tamanho Extra G para uma criança especial que há no Renascer. Também pode doar roupas, sapatos e remédios. "Tudo que uma família maior precisa, o Renascer também precisa", finalizou Elizete.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews