Lajedão: Nesta terça-feira (16) foi inaugurado o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Antes, Lajedão e outras cidades eram atendidas pelo CREAS Regional, que tinha sua sede na cidade de Itanhém, e como os atendimentos eram lentos, devido aos órgãos atenderem a várias cidades e, consequentemente, seus distritos, viu-se a necessidade de criar sua própria sede. E hoje, isso foi realizado.
O projeto foi levado à Salvador por Gildeon Rosa, que é assessor da Assistência Social, e o senhor Ademar Rodrigues que, até então, era o secretário da pasta. O projeto foi aprovado e o prefeito atual abraçou a causa, ficando com o município a responsabilidade de contratar profissionais especializados na área e manter a sede do CREAS, bem como, toda a sua infraestrutura, salientando que o município tinha até 30 de agosto para estar com a sede toda montada e com seus respectivos funcionários.
No mês de maio a equipe do CREAS já estava formada, porém, ainda faltava a sede, e os profissionais estavam fazendo atendimentos na Assistência Social, foi quando mudou a secretaria de lugar e o CREAS ficou no antigo prédio da Assistência Social. O ambiente passou por uma reforma, transformando-se em um espaço perfeito, com móveis e equipamentos que o órgão necessita para melhor atender à comunidade. ”Sem medir esforços, o prefeito arcou com tudo, da logística à mobília, tais como, cadeiras, mesas, fogão, geladeira, computadores, impressoras, TV e uma brinquedoteca”, disse Gildeon Rosa.
A equipe é formada pela coordenadora, Rita de Cássia; psicóloga, Isabele; assistente social, Mônica Tavares; assessor jurídico, Dr.Marcelo Ferraz; educadores sociais, Jeferson Medeiros e Joscelândio Lopes; recepcionista, Júnia Serpa e da auxiliar de serviços gerais, Rosângela. Contando sempre com a assessoria de Gildeon Rosa.
O órgão é vinculado à Assistência Social e tem como parceria as escolas municipais, CRAS, Delegacia de Polícia e Conselho Tutelar, que são órgãos que estão em contato no dia a dia com o público alvo do CREAS, qual seja, as crianças e adolescentes vítimas de abandonos, negligência, exploração sexual e maus-tratos; ainda, idosos em situação de abandono e, também, de maus-tratos; homens e mulheres, vítimas de violência doméstica.
Para a secretária de Assistência Social, Valesca Leles Fonseca, é uma grande satisfação inaugurar o CREAS. "Um programa que está destinado a atender pessoas e famílias que tiveram os seus direitos violados. Quero agradecer ao total apoio da Prefeitura Municipal de Lajedão pela implementação deste Programa, pois, amplia o atendimento na área social, destinado à comunidade", concluiu.
Por: Mirian Ferreira e Joscelandio Lopes/Liberdade News