Teixeira de Freitas: “Aprende quem Ensina”, este é o lema que o NEOJIBA trabalha e perpassa para seus músicos, alunos, parceiros e colaboradores. E é nessa perspectiva que os 40 novos bolsistas do NEOJIBA foram capacitados durante os 3 dias do II Encontro para Capacitação de Monitores em Ensino Musical Coletivo que aconteceu entre os dias 15 a 17 de agosto na cidade de Salvador.
Os Bolsistas advindos de projetos integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia tiveram capacitação técnica e pedagógica, com professores do NEOJIBA, pois além de bons músicos, os bolsistas serão multiplicadores em seus projetos espalhados por todo Estado da Bahia.
Fernando Batista (violino), Gustavo Sucupira (violino), André Luís Carvalho (violoncelo) Washington Couto (Viola), os 4 alunos do Programa Orquestrando Futuros selecionados pelo NEOJIBA, participaram de uma atividade pedagógica no NPO do Liberdade, com a professora de violino Ainoã, onde apresentam duas obras musicais, Symphony nº 27 (Haydn) e Asa Branca (Luiz Gonzaga) e interagiram com os alunos.
O Objetivo da atividade foi utilizar de ferramentas pedagógicas para alcançar o conhecimento musical de forma lúdica e didática, uma vez que o público alvo eram crianças de 5 a 8 anos.Os bolsistas tiveram oportunidade de ampliar seus conhecimentos durante todas as atividades do II Encontro, e o encerramento ficou a cargos de uma apresentação externa na Praça Largo da Lapinha, onde os 40 bolsistas puderam encantar aqueles que ali passavam.
Ao todo são 23 projetos beneficiados, de 18 cidades baianas, localizadas em 12 territórios de identidade, integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia que terão monitoria supervisionada e receberão uma bolsa-auxílio num período de 10 meses de capacitação. Serão acompanhados e orientados semanalmente, com aulas interativas tanto à distância, quanto presenciais, com objetivo de aprimorar e desenvolver seus conhecimentos, além contribuir nos seus projetos locais que fazem parte no interior de todo Estado.
Por: Mirian Ferreira/Ascom