Nova Viçosa: O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho do Democratas, também conhecido como Manoelzinho da Madeira, confirmou a realização da Festa de Aniversário de Nova Viçosa, que acontecerá no próximo final de semana. O prefeito afirmou que será uma grande festa com a participação da Banda Babado Novo, sucesso baiano no Carnaval de Salvador. A vocalista do Babado Novo, Mari Antunes, já está de malas prontas para desembarcar em Nova Viçosa na grande Festa da Cidade.
Manoelzinho destacou a importância de comemorar o Aniversário de Nova Viçosa. “O turismo é muito importante para a cidade, nada mais justo do que comemorar o aniversário do município, trazendo à nossa região uma banda conhecida nacionalmente para comemorar esse momento especial para Nova Viçosa”, afirmou o prefeito. Nova Viçosa completará 296 anos de existência, sendo que no dia 23 de outubro de 1768 foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Viçosa.
Durante os 08 anos que esteve à frente do município de Nova Viçosa, Manoelzinho deu uma atenção especial para o turismo, o qual vem sofrendo desde que ele saiu da prefeitura no ano de 2004. Além da renomada Banda Babado Novo, a festa contará com a participação de outras bandas como Love Beat, dentre outras bandas regionais, que abrilhantarão essa grande festa. Neste dia festivo, a cidade estará de braços abertos para receber os foliões da sede, dos distritos e de toda a região.
Sobre Nova Viçosa
Nova Viçosa foi "descoberta" em 1720 pelo capitão João Domingos Monteiro atracou às margens do Rio Peruípe, e aqui fundou o nome Vila Viçosa, que mais tarde viria a ser chamada de Nova Viçosa. Depois este pequeno vilarejo foi evoluindo e se tornou distrito da cidade de Caravelas. Em 1733 foi fundada a igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que permanece até hoje com sua estrutura preservada. Somente em 1962 Nova Viçosa se emancipou e tornou-se município.
Segundo as cartas náuticas de nºs 1300 e 1310, é o ponto do continente que mais se aproxima do Arquipélago de Abrolhos – a primeira reserva ecológica marinha brasileira (criada em 1983). Este arquipélago foi fonte de estudos de Charles Darwin, que esteve por lá com seu navio Beagle, por volta de 1832, quando fez registros em seu diário. Com muitas espécies endêmicas – chapadões e coral cérebro (nomes populares), o arquipélago formado por 5 ilhas, tem uma atração especial de julho a novembro de todos os anos, quando as baleias Jubartes (baleias canoras), se deslocam do Atlântico Sul para ali buscarem amamentar e reproduzir a espécie.
Nesta época o Turismo de Observação aumenta a cada ano, com taxas consideradas acima da média mundial (32%). Outra atração do lugar, é a residência do artista plástico Frans Krajcberg, que mora há 35 anos no Sítio Natura, próximo à cidade, e tem seu ateliê em uma casa feita por Zanine (arquiteto de renome), em cima de um tronco de Oiti. O artista está fazendo um Museu/Instituto, para abrigar suas obras e de outros artistas amigos, um legado aos visitantes da região.
Por: Liberdadenews/Ascom