Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, celebrada neste 19 de novembro, aconteceu no final da manhã na área cívica do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, presidida pelo Tenente Coronel PM Amon Pereira Gomes, Comandante, e contou com a participação do efetivo Administrativo e Alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2016.4 do 13° BEIC, Comandados pela 1ª Tenente PM Viviane Gonçalves de Oliveira, Chefe do Corpo de Alunos.
Tendo como objetivo principal, preservar o sentimento de civismo nos integrantes da Corporação, mantendo viva a tradição de comemorar o Dia da Bandeira Nacional, símbolo maior da Nação Brasileira, consolidando os valores institucionais por meio do respeito aos símbolos nacionais e os valores cívicos no seio da tropa e da sociedade. “Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. No entanto, o lema completo, cunhado pelo criador do Positivismo, Augusto Comte, é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
Tendo como Oficial Porta-Bandeira o 1º Tenente PM Patrício Xavier de Brito, a solenidade aconteceu ao meio-dia, porque historicamente a bandeira foi hasteada nesse horário desde 1889, após a proclamação da República. Além do fator histórico, também está relacionado à posição do sol, impedindo a formação de sombra na bandeira. O Hino da bandeira foi entoado durante o hasteamento, com muito entusiasmo pelos policiais militares e Alunos CFSD PM/2016.4. A cerimônia também foi marcada pela incineração de bandeiras que estão desgastadas pelo tempo e pela Lei não podem ser descartadas sem que o ritual seja respeitado, a pira foi acessa pelo Subtenente PM Chrispim Pedreira de Pinho Neto.
O Tenente Coronel PM Amon Pereira Gomes, Comandante do 13º BEIC, enfatizou o hábito ao culto da Bandeira Nacional. “Essa cerimônia que realizamos é um orgulho, pois podemos exaltar e reverenciar a bandeira da nossa Pátria. É importante manter este sentimento de amor nacionalista, uma vez que a bandeira representa a soberania de um País livre, não podemos deixar de cultuá-la”, ressaltou.
Em todas as organizações militares, a bandeira nacional é reverenciada diariamente, no cerimonial de hasteamento pela manhã e arriamento ao pôr do sol. Segundo o Capitão PM Wesley Vieira Alves Noguchi, Cerimonialista, “o ritual de hoje, constitui-se em momento oportuno de estimular o sentimento patriótico e o conhecimento a
respeito da Bandeira Nacional para a renovação do compromisso assumido com o Brasil”.
Por: Liberdadenews/Ascom