Teixeira de Freitas: Cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens, músicos do Extremo Sul baiano participam, nos dias 31 de março e 1º de abril, da segunda etapa das Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizada por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. As atividades são gratuitas e acontecem na IBM - Igreja Batista Memorial, em Teixeira de Freitas.
São parceiros da iniciativa os projetos ABC do Ó, de Itanhém; Associação Cultural Dona Flora, de Alcobaça; FLIC - Filarmônica Imaculada Conceição, de Caravelas; Dando Corda para Paz e Bem; ICED - Projeto Orquestrando Futuros e NEMAD, de Teixeira de Freitas, grupos que juntos formam a Orquestra Regional do Extremo Sul.
Durante o final de semana, os alunos vão participar de oficinas de técnica instrumental ministradas por jovens multiplicadores do NEOJIBA e ensaiar para o grande concerto da Orquestra Regional, que acontecerá no dia 09 de junho, em Teixeira de Freitas, que será aberta ao público. Todas as atividades integram as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA.
Caravanas Pedagógicas: Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades são gratuitas e contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.
O projeto das Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Extremo Sul, conta com a parceria do ABC do Ó, Associação Cultural Dona Flora, Dando Corda para Paz e Bem, FLIC, NEMAD e ICED, importante instituição da região, que também realiza a produção local da caravana.
Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia: É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.
Sobre o NEOJIBA: Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.