Lajedão: A arte circense é uma das mais antigas da história. A alegria, a fantasia e o êxtase que o circo proporcionava antigamente têm perdido espaço, especialmente, nas grandes cidades, frente aos modernos shoppings centers, e à juventude mais focada no entretenimento tecnológico, como vídeo-games e lan house. Essa arte milenar, ainda reluta em cidades do interior. E os artistas remanescentes lutam para manter viva essa cultura, e sobreviver de sua arte.
Essa tarde de segunda-feira (05), em Lajedão, foi marcada com um triste acontecimento no Circo Mônica, recém-chegado à cidade, e que faria nesta noite, sua última apresentação na cidade. Os fortes ventos que antecederam a chuva deste fim de tarde de segunda, danificou totalmente a lona do circo, comprometendo não apenas o seu último espetáculo em Lajedão, mas também a sobrevivência do circo.
Segundo o gerente do Circo Mônica, o senhor Nascimento, em entrevista na Rádio Lajedão FM, eles estavam se preparando para o último espetáculo, quando por volta das 16h00, um vento forte e rápido, rasgou a lona do circo, lona essa que eles ainda estão pagando. Ainda segundo Nascimento, essa lona é seminova, e ele chegou a chorar ao ver toda aquela infraestrutura, a qual ele chama de casa, ser destruída.
O circo estava na praça, em frente ao Colégio Antônio Carlos Magalhães. Nascimento disse ao radialista Jojó Highlander que já são 40 anos na estrada e que é triste ver o que aconteceu sem poder fazer nada. No Facebook, o Circo fez um apelo:
"Boa tarde a todos do Facebook. Devido aos fortes ventos ocorridos na cidade de Lajedão na tarde desta segunda-feira 05/03/2018, a lona do circo, a lona da nossa casa, foi destruída. É um custo muito alto e estamos nesse momento sem condições de trabalhar. Contamos com ajuda da população de Lajedão e demais amigos e conhecidos para a reconstrução do Circo da Mônica. Qualquer ajuda será bem vinda".
Entre em contato com a gerência do circo, no numero (73) 98230-0411. Falar com Nascimento. Quem quiser ajudar via depósito ou transferência bancária poderá fazê-lo através da Caixa, Conta: 3528-0138053-6 (Marivaldo Sousa Nascimento. Desde já agradecemos a todos pela força.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews