A confirmação de quatro blocos da bacia sedimentar Camamu-Almada, na 16ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios da Agência Nacional do Petróleo (ANP), deixou em alerta ambientalistas e motivou a formação da Conexão-Abrolhos, um grupo de entidades reconhecidas pela defesa ambiental no planeta.

Um documento assinado por Organizações não Governamentais (ONGs) como Conservação Internacional (CI-Brasil), Oceana no Brasil, Rare, SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil, traz a marca da Conexão-Abrolhos e denuncia os perigos de uma possível extração de petróleo.

A autorização para inclusão dos blocos no processo licitatório foi avalizada pela ANP e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos renováveis (Ibama). O leilão está previsto para ocorrer dia 10 de outubro, com outros 32 blocos de quatro bacias sedimentares.

“Permitiram a inclusão destes blocos, apesar de reconhecerem que derrames acidentais, podem atingir em curto espaço de tempo relevantes áreas com espécies endêmicas e ameaçadas”, afirmou o especialista em políticas públicas da WWF-Brasil, Jaime Gesisky.

Ele apontou que a autorização desconsiderou a recomendação do Ibama, de que a liberação fosse precedida de mais estudos como condicionantes para o licenciamento ambiental prévio.

“Se houver qualquer problema nestes locais, que abrangem área de quase 3 mil km², serão afetados não apenas o Banco de Abrolhos, a 300 km distância, mas também o Banco Royal Charlotte, a 130 km do ponto mais próximo liberado para as pesquisas”, afirmou Gesisky.

Diretor-geral da Oceana no Brasil, Ademilson Zamboni, destacou que as Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derramamentos de Óleo, instrumento do próprio governo, “essenciais para planejar ações em caso de acidentes, classificam a região como sendo de alta sensibilidade”.

Oceanógrafo, ele salientou ainda que investidores comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a segurança de seus negócios devem estar alertas “porque nestas condições o negócio é um risco para o meio ambiente, para as atividades produtivas e para a vida das pessoas”.

Biodiversidade

A região que seria atingida em caso de um desastre abriga a maior biodiversidade marinha do sul do Oceano Atlântico e a principal de reprodução de baleias-jubarte.

Em 2002, todo este trecho foi declarado pelo Ministério do Meio Ambiente de “Extrema Importância Biológica”, e apontado como fundamental para a conservação da biodiversidade marinha.

Além disso, prospecção feita por empresas especializadas mostra que em um acidente de maiores proporções em plataforma próxima a Ilhéus, o óleo poderia chegar em Salvador e litoral Norte, se ocorresse no inverno. Caso um acidente ocorresse no verão, a mancha chegaria em toda costa até o extremo sul, incluindo o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

O litoral baiano tem no turismo uma das principais atividades econômicas do estado, tendo a região em foco a maior produção pesqueira do Nordeste, de acordo com o diretor do Programa Oceano da CI-Brasil, Guilherme Dutra. Ele ressaltou que “há anos os governos investem nestas vocações, mas a exploração de petróleo coloca em risco o patrimônio ambiental e a economia que ele gera”.

Gerente do Programa Marinho e Mata Atlântica da WWF Brasil, Anna Carolina Lobo afirmou que essa não é a primeira vez que entidades trabalham em grupo. “A situação é verdadeiramente crítica. Juntos temos mais força e maior alcance das discussões”.

Segundo nota da ANP, a manifestação conjunta para a 16ª Rodada, assinada pelo diretor-geral do órgão e pelo presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, considerou viável a inclusão dos blocos e incorporou as recomendações da equipe técnica do Ibama como condicionantes ao licenciamento ambiental.

Sobre riscos operacionais, ressaltou que “a legislação exige que os operadores tenham um Plano de Emergência Individual (Resolução Conama nº 398/08) e, no caso de vazamentos de grande porte, o país possui um Plano Nacional de Contingência pelo Decreto nº 8.127, de 22 de outubro de 2013.

A ANP esclareceu que os blocos a serem ofertados são áreas de interesse para a ampliação do conhecimento geológico das bacias brasileiras, “assim como para a geração de renda para a região e para o país”.

Por fim, a nota destacou que conforme avaliação do Ibama, quanto à viabilidade ambiental para as atividades do ciclo de exploração e produção de petróleo e gás natural, a ANP considera não haver razões técnicas para a exclusão destes blocos do próximo procedimento licitatório.

Fonte: Atarde

Davi é o campeão do 'BBB 24' e ganha prêmio de R$ 2,92 milhões

Davi é o grande campeão do “Big Brother Brasil 24”. Com 60,52% dos votos, o participante foi o escolhido do público para ganhar o

MP-BA investiga ataques racistas contra Davi do BBB24

Por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, o Ministério Público da Bahia vai investigar “práticas racistas cometidas nas redes

Eunápolis: jacaré é capturado por moradores em rua do Alto da Boa

Eunápolis: Um jacaré de um metro e meio de comprimento foi capturado no bairro Alto da Boa Vista, em Eunápolis, na noite de segunda-feira

Biquíni Cavadão: Destaque nacional no Prado Moto Rock 2024

O renomado grupo Biquíni Cavadão está pronto para incendiar o palco principal do Prado Moto Rock 2024, consolidando-se como a atração

Fenômeno parecido com tornado provoca grandes estragos em Arraial

Porto Seguro.: Um fenômeno parecido com um tornado foi registrado na madrugada desta segunda-feira (26) em alguns pontos do distrito de Arraial

Prado Moto Rock 2024: A paixão sobre duas rodas e o ritmo do rock

Prado, a capital baiana do motociclismo, está se preparando para receber um dos eventos mais emocionantes e vibrantes do ano: o Prado Moto Rock

Prefeito de Caravelas recebe honraria da CAEMA por apoio à

Caravelas: O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, recebeu neste domingo (11) uma honraria da CIPE/Mata Atlântica de Posto da Mata, em

Guig Ghetto agita a primeira noite do Carnaju 2024 em Juerana

Caravelas: Juerana iniciou o seu Carnaju 2024 com muita música, dança e animação na noite de ontem. O evento, realizado pela gestão municipal

Alcobaça celebra sua cultura com festas tradicionais em janeiro

Alcobaça: O município de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, encerrou o mês de janeiro com uma série de manifestações culturais que reforçam

Dono oferece recompensa por gato desaparecido em Teixeira

Teixeira de Freitas: O gato de estimação "Xuxu" está desaparecido desde a última terça-feira, 22 de janeiro, na região do Hospital Sobrasa,

Nossos Apoiadores: