Alcobaça: A TM Promocional e Eventos,em parceria com as Organizações Lírio e a Prefeitura de Alcobaça, realizará o “Festival das Baleias”, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em um dos mais belos berçários marítimos do mundo, em Alcobaça. Haverá um grande show com atrações culturais, responsabilidade social e foco na conservação da espécie, alinhado à sustentabilidade do planeta e educação ambiental.
A intenção é criar uma relação mais harmônica com as comunidades pesqueiras, com estudantes, professores, turistas, públicos do entorno e governantes, sobre a importância da preservação do ambiente costeiro e marinho, explorando o potencial turístico sustentável da região e apresentar para o mundo o espetáculo promovido pelas baleias Jubartes, as estrelas do evento.
Durante os três dias festivos, serão movidas diversas ações ambientais, shows com atrações nacionais, palestras educativas, teatros, e oficinas sustentáveis,que acontecerão na “Arena Jubarte”, situada na Orla de Alcobaça. De suma importância para a região da Costa das baleias, o festival terá cobertura televisiva e contará com a presença de diversas lideranças ambientais, dentre elas estarão as ONGs: Patrulha Ecológica – Escola da Vida, Grupos Culturais, Parque Nacional Marinho de Abrolhos, Ministério do Meio Ambiente de Brasília, IBAMA e ICMBio.
Para o incentivo à preservação, o Festival das Baleias irá repassar 20% das arrecadações para a ONG Patrulha Ecológica, a qual é uma parceira importantíssima nas questões ambientais, além de desenvolver um trabalho que merece reconhecimento pela sua importância. De acordo com os organizadores do evento, Taise Freitas e Cláudio Sarmento, o objetivo do festival é embarcar no desafio de sensibilizar e transformar a realidade através de ações positivas e afirmativas, contribuindo para um equilíbrio dinâmico e um legado de experiências positivas para o Banco dos Abrolhos.
O Banco dos Abrolhos é uma das áreas mais importantes para a conservação e reprodução de Baleias Jubartes no mundo. O prefeito da cidade, Bernardo Olívio, que se compromete nas questões sócioculturais da região, visa trazer o fluxo turístico para Alcoçaba, tornando uma partilha de grande importância para a realização do evento. Kiddy Aguiar, educador e ambientalista e a bióloga Cristiane Magalhães, além de outros personagens importantes, comprometidos com a qualidade de vida planetária, estarão presentes no evento e farão parte do programa com palestras educativas.
No período de julho a novembro as baleias de espécie Jubarte, saem da Antártida a procura de águas mornas como as do Sul da Bahia, e como nessa época é possível apreciá-las ao longo da Costa Brasileira, em especial nos Arquipélagos dos Abrolhos, os pesquisadores estão a postos, desejando mais uma bem sucedida temporada reprodutiva desses dóceis gigantes marinhos, que encantam nosso litoral e são responsáveis pela geração de emprego e renda por onde passam.
Fonte: Assessoria de Comunicação Osvaldo Marques