Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro, policiais da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional), lotados no 13° BPM de Teixeira de Freitas, realizaram uma mega operação na cidade, a fim de encontrar e desarticular uma quadrilha especializada no roubo de carros em Teixeira. O serviço de inteligência da CETO já vinha monitorando os assaltos realizados na cidade, a forma de atuação e os veículos usados nos crimes. E no início da noite desta última terça-feira, prendeu e conduziu 02 suspeitos de um crime ocorrido no último dia 10 de janeiro, onde foi tomado de assalto a uma Toyota/Hilux.
Após mais um assalto na noite de ontem [20 de janeiro], no Bairro Monte Castelo, onde 04 (quatro) criminosos armados levaram um veículo Honda/Civic, de cor prata, placa policial KXZ 2073, licenciado em Teixeira de Freitas/BA, uma equipe da SME, que em conjunto com a CETO acompanha a atuação da quadrilha, entraram em ação, após receberem informações de uma tentativa de assalto a um Mercadinho, onde os criminosos agiram. Através das características passadas pelas vítimas, a equipe da SME foi ao local e colheu informações. Após buscas, identificaram e localizaram os suspeitos.
Os mesmos receberam ordem de parada e tentaram evadir-se do local, mas, foram alcançados pelos polícias da CETO e a equipe do SME. Os acusados foram identificados como sendo José Carlos Brandão Aragão vulgo "Boré", 21 anos de idade, que reside na Rua João Palmeira Guerra, no Bairro Vila Vargas; Clemente Ferreira Gomes Júnior, 22 anos, que reside na Rua São Dias, no Bairro Redenção e Romário Gumieiro dos Santos, vulgo "Barão", 22 anos de idade, que reside na Rua Pentecostal, no Bairro João Mendonça. Além do trio, dois mecânicos foram conduzidos à delegacia para averiguação.
Os mecânicos foram identificados como Uilton Silva Pinteiro, 24 anos de idade, que reside no Bairro Luiz Eduardo Magalhães e Wedson Pereira da Silva, 35 anos de idade, que reside no Bairro Ouro Verde. O primeiro foi conduzido pelos militares e o segundo, esteve na delegacia espontaneamente para esclarecimentos e foram liberados. José Carlos, Romário e Clemente são apontados como autores de diversos assaltos. Na ação de ontem, o Clemente não estava presente, pois o mesmo estava detido na carceragem da 8ª COORPIN porque havia sido preso, acusado pelo assalto ao motorista da Hilux em 10 de janeiro.
Como o Clemente não foi preso em flagrante, ele foi liberado e estava sendo investigado. Os militares chegaram até o Clemente a partir dos dados do veículo usado no assalto. O dono do veículo foi conduzido também, mas, ficou comprovado que ele não teve participação. Com a quadrilha, foi apreendido 01 (uma) moto Honda/Titan, preta, placa NTM 7894 e 01 VW/GOL, vermelho, placa NZA 4307, ambos licenciados em Teixeira de Freitas; 01 Fiat/Uno, cinza, placa MQV 0840 [Cariacica/ES]; 03 (três) aparelhos celulares; 02 (dois) relógios e 01 (uma) pistola calibre 6,35mm, tipo Beretta, de número M61767.
O acusado “Boré” tem uma extensa ficha criminal e já foi preso por ter matado o próprio irmão. Segundo informações é um indivíduo de alta periculosidade, estava bastante alterado na delegacia e teceu ameaças a todos os jornalistas presentes. A última prisão do Boré aconteceu em abril de 2014, quando ele foi capturado pela CETO, juntamente com um comparsa, acusados de diversos assaltos na cidade. Após consulta ao SINESP, foi encontrado um mandado de prisão em desfavor do mesmo. Já o Romário, vulgo "Barão" é conhecido pela sua frieza e também possui um mandado de prisão em seu desfavor.
O caso foi apresentado na sede da 8ª COORPIN e está sob a responsabilidade da delegada plantonista, Maria Luíza Ribeiro para as devidas providências. O procedimento também está sendo acompanhado pelo delegado titular da 8ª COORPIN, Kleber Gonçalves, e pelo delegado coordenador, Marcus Vinicius. Os envolvidos continuam custodiados na carceragem da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde aguardam o desfecho das investigações. As vítimas são aguardadas para fazerem o reconhecimento dos criminosos em sala própria e segura para este tipo de desdobramento investigativo.
Por: Edvaldo Alves e Rafael Vedra/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Irmão menor de idade mata irmão a tiros no bairro Vila Vargas
CIPE prende dupla acusada de assaltos e recupera duas motos roubadas
Prisão efetuada pela Caema leva Polícia Civil a esclarecer mais um homicídio
CETO prende dupla acusada de vários assaltos: um dos indivíduos já matou o próprio irmão
Acusados de roubar caminhonete na estrada de Santo Antônio são presos pela CETO