Teixeira de Freitas: Sob o comando da delegada coordenadora, Valéria Chaves, o Núcleo de Homicídio (N.H da 8ª COORPIN, que vem diariamente realizando ações e apresentado resultados, desenvolveram trabalhos de investigações e elucidaram um homicídio tentado e um homicídio consumado. O N.H, que é comandado pelo delegado Manoel Andreetta, e com uma super equipe, composta pelos delegados Rina Andrade, Bruno Ferrari e Ricardo Amaral, além de investigadores, sob a liderança do investigador Sérgio Adriano, foi a campo e chegaram a autoria e motivação dos dois crimes.
O primeiro crime elucidado ocorreu no dia 08 de outubro de 2014, por volta das 22h00, onde a vítima Pablo Isaías Teixeira, foi vítima de disparos de arma de fogo. As investigações do Núcleo identificaram que o autor da tentativa de homicídio foi Thales Barbosa da Silva. Thales, que foi preso em uma ação do PETO, foi ouvido e segundo o delegado, em seu interrogatório o acusado assumiu a autoria do crime, e disse que a motivação foi relação de ambos com o tráfico de drogas. Segundo Thales, após uma discussão, ele e a vítima entraram em luta corporal, e Pablo teria lhe ameaçado de morte.
Dias após, Pablo começou a rondar a casa de Thales e entrou em contato com Max Milan, pegou uma arma de fogo emprestado [um revólver], e saiu à procura de Pablo. Thales, assim que encontrou Pablo em via pública, atirou por diversas vezes contra ele e depois fugiu, segundo ele, para uma propriedade rural próximo à "Prainha". Thales ainda disse que no dia seguinte devolveu a arma para Max Milan. Como Max Milan tombou em confronto com a RONDESP, no dia 26 de janeiro, a localização da arma de fogo não foi possível. De forma espontânea e tranquila, Thales confessou o crime.
Ainda segundo o delegado, o procedimento acerca do caso se encontra em fase de conclusão, aguardando laudos do DPT. O N.H continuou os trabalhos investigativos, e elucidaram o homicídio consumado, ocorrido no dia 08 de janeiro deste ano, ocorrido na Avenida Nova América, próximo ao trevo de Teixeira de Freitas, e que teve como vítima, Jailton Rocha de Matos, morto por golpe de arma branca (faca), que inclusive a arma ficou cravada na vítima. A equipe conseguiu identificar que o autor do crime foi um indivíduo identificado como João da Silva Lopes, o vulgo “João do Gato”.
João foi identificado pela equipe do Núcleo de Homicídio, e após os investigadores manterem contato com o autor, o mesmo se apresentou com sua advogada na sede da 8ª COORPIN e confessou o crime. Segundo a Polícia, em depoimento, “João do Gato” falou sobre o crime, e disse que tudo começou após colisão entre o veículo Fiat/Uno, prata, placa policial OKT 1764, pertencente ao João, e uma motocicleta Honda/Biz, de cor vermelha, placa policial OLG 0317, pertencente à vítima. Após a colisão, houve uma discussão de trânsito, que se transformou em luta corporal entre autor e vítima.
Por fim a execução do crime, onde João do Gato, pegou uma faca que estava em seu veículo e desferiu varios golpes contra a vítima, deixando a arma cravada no peito de Jailton. O procedimento está com a delegada do N.H, Rina Andrade, e está em fase de conclusão. Como se apresentou e não havia mais situação de flagrante, João foi ouvido e liberado. O Núcleo de Homicídio segue trabalhando em outros casos, e agora além da da coordenação da delegada Valéria Chaves, o Núcleo de Homicídio ganha também a orientação do delegado Robério Farias, novo adjunto da coordenadora da 8ª COORPIN.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews
Matérias relacionadas:
Homem é assassinado a facadas próximo ao Trevo de Teixeira: Faca fica cravada no peito
PETO prende acusado de homicídio com mais de um quilo de drogas no Santa Rita