Teixeira de Freitas: Após publicação da matéria, intitulada: Mulher que foi ao HMTF operar varizes corre o risco de ter perna amputada após erro médico, a direção do corpo clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas emitiu nota à imprensa, relatando detalhes do ocorrido com a paciente Clemência Barbosa da Silva, 51 anos de idade. Na oportunidade, informamos que o Liberdade News tem procurado atender a todas as denúncias que chegam a nossa redação, sempre com o princípio ético de ouvir os dois lados.
Em face dessa conduta, publicamos na íntegra a nota publicada pelo Hospital Municipal, sob a direção do Diretor Técnico Yemã Kennedy Deoclécio Palmares, CRM 27.126:
Entendemos pertinente informar que a paciente em comento foi submetida à cirurgia para tratamento de varizes no membro inferior direito, no dia 12/02/2015 no HMTF. Durante a operação ocorreu a ruptura da veia femoral e foi necessária a ligadura da mesma para contenção do sangramento.
No período pós-operatório a paciente apresentou trombose venosa profunda e edema no membro, sendo então diagnosticada a síndrome compartimental, a qual foi tratada pela equipe cirúrgica. O agravamento do quadro, embora lamentável, não decorre de qualquer equívoco na intervenção cirúrgica, que seguiu os procedimentos pertinentes e em nenhum momento descuidou em oferecer um tratamento de qualidade e humanizado.
Nos dias seguintes a paciente não apresentou resposta favorável ao tratamento e evoluiu com gangrena no membro operado, sendo então indicada a amputação do membro pela equipe, como medida necessária à preservação da vida da paciente.
O procedimento foi realizado ontem no final da tarde. A paciente tolerou bem o procedimento cirúrgico, encontra-se na UTI, acordada, lúcida, e orientada, clinicamente estável, recuperando-se da operação.
O tratamento dispensado aos pacientes do HMTF se orienta pela humanização, pela eficiência dos procedimentos, e, pela busca incansável da preservação da vida como o bem fundamental e maior do ser humano.
Por: Liberdadenews/Ascom