Teixeira de Freitas: Nossa redação recebeu uma denúncia de que teriam pessoas vendendo nas redes sociais e também em site de vendas local, borrachinhas para aparelhos dentário, sendo este material odontológico de uso exclusivo do profissional. Este tipo de venda é ilegal. No Brasil, aparelhos falsos também estão na moda, e chegou em Teixeira de Freitas, além destas borrachas que estão sendo usadas de forma extremamente erradas. São aparelhos coloridos, trançados, trabalhados e chamados de “aparelhos diferenciados” ou “aparelhos personalizados”, dando a impressão de que não são falsos.
Na manhã desta quarta feira (16), após denúncia, entrevistamos a delegada do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), Adma Silvia Cury, e ela garantiu que é um perigo que envolve o exercício ilegal da odontologia e pode causar perdas dentárias futuras, além de perda óssea e outros problemas.“Este mercado funciona à margem da sociedade e é disseminado por meio das redes sociais. São jovens vendendo estes aparelhos personalizados, sem autorização, sem registro. Só quem tem autorização para comprar estes tipos de produtos, a exemplo das borrachinhas, são os profissionais da saúde. São bráquetes colados à esmo, com elásticos coloridos entrelaçados, fazendo uma força de tração muito forte em dentes que estão aparentemente alinhados, porém, provoca a perda óssea e imobilidade dentária”, explicou.
Vender e ainda instalar as borrachas, é exercício ilegal da profissão, ou seja, é crime, de acordo o artigo 282 do Código Penal. “Por isso, já foi feita a denúncia para Vigilância Sanitária, pelo CRO, para que possam apreender os produtos vendidos no mercado, por estar sendo comercializado de forma irregular. Só a Dental pode vender ao profissional, e essa Dental tem que ter registro no CRO, registro na Anvisa e na Vigilância Sanitária". A delegada acrescentou que qualquer conjunto de peças coladas e unidas por um elástico ou fio vai fazer movimentações nos dentes.
"Isso é fato. Podem achar bonito, que estão na moda, combinando com a roupa, mas, com certeza dará problema. Depois fica muito mais difícil de corrigir. Procure sempre um profissional, dentista, ortodontista, para ver se precisa mesmo de aparelho", acrescentou. Fica aqui o alerta às pessoas que estão pensando em entrar nesta moda. Os profissionais chamam a atenção para que você não perca os seus dentes.
Qualquer dúvida podem entrar no site www.croba.org.br, até para se informar que a pessoa que está cuidando de sua saúde bucal esteja autorizado a exercer a profissão.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews