Teixeira de Freitas: A Polícia Civil e a Polícia Militar de Teixeira de Freitas realizaram o balanço final da Operação Senhores das Armas, que culminou na maior apreensão de armas do extremo sul da Bahia. A operação conjunta entre 8ª COORPIN e 87ª CIPM deu cumprimento na última quarta-feira (11), a diversos mandados de prisão e de buscas e apreensões, e a ação resultou na prisão de 03 empresários bastantes conhecidos em Teixeira e um funcionário. Os caso foi apresentado à imprensa e logo após, as policiais iniciaram os procedimentos de formalização e balanço final da operação.
Os alvos da ação foram os empresários Oto Moreira Morbeques, 84 anos de idade, proprietário da Loja Morbeck; Agnelson Ferraz, 50 anos de idade, conhecido como “Guigui”, da Oficina Confiança e Dourivaldo dos Santos, 60 anos de idade, armeiro conhecido como “Julinho da Sanfona”, e ainda, Uiumar Cardoso Ferraz, 58 anos de idade. Os delegados Manoel Andreetta, Bruno Ferrari, Ricardo Amaral e Júlio César Telles lideraram os balanços finais e a contabilidade das armas e munições apreendidas. Segundo a Polícia foram apreendidas 122 armas de fogo de tipos e calibres variados; 1.268 munições de tipos e calibres variados e 03 kg de chumbo e pólvora.
As prisões viraram motivo de debates nas redes sociais e em rodas de amigos, que falavam do caráter e idoneidade dos presos, mas, a Polícia esclareceu que as prisões aconteceram após meses de investigações, que comprovaram que criminosos vinham usando os serviços dos citados, e assim continuavam as práticas criminosas. Foi esclarecido pela Polícia, que diversos criminosos foram monitorados e abordados momentos depois de deixarem os estabelecimentos, e isso mostrou que bandidos usavam os comércios para manutenção de armas e compra de munições de variados calibres, principais calibres usados em homicídios na cidade.
Por isso, os mandados visavam desarticular este esquema de venda e manutenção de armas e munições. As armas e munições foram apreendidas em uma loja no Centro na cidade, conhecida como Casa Morbeck, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, e em lojas localizadas na Rua João Calmon, no Centro, na Rua Itapetinga, no Bairro Vila Vargas e na Avenida Presidente Getúlio Vargas, e também em um endereço ainda não divulgado pela Polícia. Revólveres, espingardas, carabinas, rifles, pistolas, garruchas foram apreendidas e passarão por perícia, para possíveis investigações.
Além das armas, a quantidade de munições chamou a atenção da Polícia, já que foram apreendidas munições calibres 9 milímetros, 380, 762 e até uma munição. 50 usada para combater e derrubar aeronaves. As armas e as munições foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas onde serão periciadas. Os presos foram indiciados com base no artigo 17, e o crime é inafiançável, cabendo apenas a Justiça decidir sobre o caso. O advogado de defesa disse que iria buscar junto ao judiciário, uma fiança judicial, mas os envolvidos ainda continuam presos.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews