Prado: A tranquila vila de Cumuruxatiba, conhecida por suas lindas praias e pelo sossego de uma área litorânea do interior, tem sido palco de uma escalada da violência que choca moradores e turistas. A morte de Mirani Fernandes da Silva, 50 anos, mais conhecida como "Dona Bila", uma inocente vítima de bala perdida, durante um tiroteio em plena praça pública, expôs a fragilidade da segurança pública na região e a omissão das autoridades.

A tragédia ocorreu na noite do último sábado (21), quando um grupo de criminosos, em busca de um rival, disparou indiscriminadamente contra a vítima, que morreu no local. A senhora (Dona Bila), que trabalhava vendendo tapiocas, foi atingida por um dos projéteis e não resistiu aos ferimentos. O alvo dos criminosos era Higino de Oliveira Santos, mais conhecido como "Ginoca".

A falta de estrutura e a ausência de segurança pública agravaram a situação. A ambulância, que poderia ter socorrido Dona Bila, estava quebrada, e o policiamento na região é insuficiente. A população se sente abandonada e à mercê da violência.

Continua depois da publicidade

A responsabilidade da gestão municipal

A gestão do prefeito Gilvan Produções tem sido duramente criticada pela população. A falta de investimentos em segurança pública, a omissão diante da crescente violência e a ausência de um plano eficaz para combater a criminalidade são apontados como os principais responsáveis pela situação caótica em que se encontra Cumuruxatiba.

A falta de policiamento, especialmente durante a alta temporada turística, quando a população flutuante aumenta significativamente, tem gerado um sentimento de insegurança generalizado. A população local e os turistas se sentem vulneráveis e com medo de sair de casa.

O papel da prefeitura no planejamento da segurança pública:

A prefeitura é o órgão responsável pela gestão da segurança pública municipal, com o papel de: Definir políticas, destinar recursos, coordenar ações, desenvolver ações de prevenção à violência, criar guardas municipais.

A segurança pública municipal tem como objetivo promover a paz e a segurança na comunidade local. Para isso, a prefeitura pode: Investir em programas sociais preventivos; Redirecionar investimentos sociais para áreas e grupos de risco; Incentivar políticas antidrogas; Investir em educação para diminuir o uso de drogas; Ouvir a população e oportunizar canais de denúncia; Colaborar com os poderes constituídos na defesa da sociedade e, em caso de calamidade, na proteção da coletividade.

O que a população espera da prefeitura?

A população de Cumuruxatiba espera que a prefeitura tome medidas urgentes para garantir a segurança de todos. Entre as medidas que podem ser adotadas, destacam-se:
- Reforço do policiamento: Solicitar ao Estado o aumento do efetivo policial na região, com rondas ostensivas e ações preventivas.
- Instalação de câmeras de segurança: Implementar um sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade.
- Iluminação pública: Melhorar a iluminação pública em toda a cidade, especialmente em locais com maior incidência de crimes.
- Diálogo com a comunidade: Promover reuniões com a comunidade para discutir as ações de segurança e receber sugestões.
- Parceria com outras esferas de governo: Buscar parcerias com o governo estadual e federal para obter recursos e apoio na área de segurança.

Considerações Finais:

A violência em Cumuruxatiba é um problema complexo que exige uma solução conjunta de todos os setores da sociedade. É preciso que a prefeitura, a polícia, a comunidade e a sociedade civil organizada trabalhem em conjunto para garantir a segurança e a paz dos moradores e turistas.

A morte de Dona Bila é um alerta para todos nós. Engana-se quem acha que a violência (homicídio) só alcança àqueles envolvidos em coisas ilícitas. O índice de balas perdidas tem aumentado consideravelmente. Muitos inocentes têm morrido simplesmente por estar no mesmo local ou próximos aos "alvos". Não podemos permitir que a violência continue a ceifar vidas inocentes.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Conflito de versões: polícia afirma que eucalipto era da Suzano,

Alcobaça: Em resposta à reportagem do Liberdade News (12/04) sobre a prisão de dois homens por furto de eucalipto em Alcobaça, o advogado

Jovem de 18 anos desaparece no Rio Alcobaça em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Um jovem de 18 anos, Davi Alves Costa, desapareceu na tarde do último sábado (12) por volta das 16h20, enquanto tomava banho

Homem é linchado até a morte em via pública no Bairro Bonadiman em

Teixeira de Freitas: Na noite deste sábado (12) por volta das 23h17, a Polícia Civil foi acionada via CICOM para atender a uma ocorrência de

Três mortos em confronto armado com a PM em Alcobaça são

Teixeira de Freitas: O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas concluiu a identificação dos três homens mortos em

Duplo Homicídio em Caravelas: Dois jovens de Teixeira de Freitas

Caravelas: Um duplo homicídio chocou a comunidade do distrito de Juerana, em Caravelas-BA, na madrugada deste sábado (12). Dois jovens, José

Agente de Saúde é encontrado morto em cerca eletrificada no

Prado: O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (11 de abril de 2025) em uma área rural do Assentamento Rosinha do Prado, no

Polícia Civil prende dupla por furto de eucalipto da Suzano em

Alcobaça: A Polícia Civil prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (11 de abril de 2025), dois homens acusados de furtar madeira de uma

Polícia Civil prende idoso de 74 anos por estupro de criança de 7

Mucuri: Na tarde da última quinta-feira (10), a Polícia Civil de Mucuri cumpriu mandado de prisão preventiva contra Benedito Sousa Salomão, de

Confronto em Alcobaça termina com três mortos: RONDESP e 88ª CIPM

Alcobaça: Uma intervenção das equipes da RONDESP/Extremo Sul e da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar (88ª CIPM) resultou na

Advogada de 41 anos morre na Praia do Espelho após entrar no mar

Porto Seguro: Uma advogada morreu logo após entrar no mar na Praia do Espelho, distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no fim da manhã desta

Mucuri volta as aulas janeiro 2025