Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem flagrou o momento em que uma empresa executava obras de reparo no novo asfalto da BA 693, trecho que liga a BA 290 à cidade de Ibirapuã. Um absurdo, um asfalto que ainda nem foi inaugurado e já está passando por reparos. Um verdadeiro descaso com as verbas públicas, pois, com certeza essa obra custou muito dinheiro aos cofres do Governo, e a qualidade do asfalto, está na cara que é das mais baixas.
Além do prejuízo indireto para o bolso do contribuinte, o prejuízo direto é ainda maior, pois, o cidadão que anda por estradas ruins vive perdendo pneus, danificando, rodas, suspensão, entre outros problemas no veículo, relacionados aos buracos na pista. Sem contar os acidentes, muitas vezes fatais, que marcam a vida dessas pessoas para sempre. Não tem como não se incomodar com uma situação dessa, um asfalto que acabou de ser finalizado, e que nem foi inaugurado, já com esses problemas.
Está previsto para o dia 17 de novembro a inauguração do asfalto da BA 693, quando o governador Rui Costa virá novamente à Teixeira, dessa vez para inaugurar a Policlínica. Este trecho já era para ter sido inaugurado, mas, a suspeita de uma manifestação contra o governador, por conta da BA 290, acabou adiando essa inauguração. Na ocasião, motoristas chegaram a destruir o Pilar de Apoio, onde ficaria a Placa de Descerramento da entrega da obra.
A “Base de Pilar” (Placa da Obra) foi instalada no contorno [trevo] que dá acesso aos municípios de Ibirapuã e Lajedão, e na época de sua destruição, nossa equipe conversou com diversos motoristas que transitavam pela BA 290, os quais reclamavam de tal obra, uma vez que a maioria do tráfego fica por conta da BA 290 (Teixeira à Medeiros Neto), e que a reforma deste trecho de 37 quilômetros até Ibirapuã, seria apenas para beneficiar uma empresa de laticínio.
“Nesta estrada foi feito o recapeamento para as empresas e não para o povo, isso é um absurdo, será que quantos pais de família terão que morrer nesta estrada aqui para ele (o governador) poder fazer alguma coisa?”, questionou um motorista, na ocasião da reportagem. E hoje, quinta-feira (09), diversos motoristas pararam para conversar com nossa equipe e criticaram duramente o Governo do Estado pelo asfalto, que demonstra ser de péssima qualidade.
“Um absurdo, nem inaugurou e já está todo danificado. Vários buracos ao longo do trecho. Parece que o asfalto é ‘Sonrisal’, não aguenta ver água”, disse o Sr. João Batista. “Esse governador não tem vergonha de inaugurar um asfalto de péssima qualidade assim? Será que o Estado, que deve ter pagado muito dinheiro por essa obra, não tem engenheiro para fiscalizar, ou será que alguém do Estado foi conivente com essa obra de segunda linha?”, questionou outro motorista.
Segundo Dona Bernardina, que mora em Nanuque, e transita semanalmente por esse trecho, o asfalto do trevo de Ibirapuã até Lajedão, mais ou menos 12 quilômetros, está intransitável. É um absurdo as rodovias da Bahia. Não é possível a falta de assistência e infraestrutura nestas estradas. Será que essa região não tem representatividade? Cadê os deputados estaduais e federais que a cada 04 aparecem dizendo que são os legítimos representantes do povo?”
Nossa equipe de reportagem conversou com um dos funcionários que estava trabalhando no reparo do asfalto e, segundo ele, o asfalto está cedendo, pois, a pista foi feita para suportar até 90 toneladas, mas, tem carretas com peso superior a isso transitando todos os dias na BA.
Fica o alerta para o governador do estado, pois, o povo dessa região está sofrendo com os desmandos do seu governo. Todos os dias nossa equipe flagra motoristas com pneus furados, estourados, ou pequenos acidentes por conta dos intermináveis buracos ao longo da BA 290.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria Relacionada:
Motoristas destroem “Base de Placa” no Trevo da BA 290 em protesto contra o Governador