Teixeira de Freitas: Nesta quarta-feira, 18 de abril, nossa equipe de reportagem recebeu a informação que o delegado e ex-coordenador da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas, José Nélis da Silva Araújo Jr, o Dr. Nélis, que hoje comanda o GERC (Grupo Especial de Combate a Roubos em Coletivos), será homenageado pelo Governo do Estado da Bahia, por indicação do Mérito Policial Militar, com a medalha do mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica.
A medalha tem esse nome, em homenagem ao militar e 1º Visconde de Itaparica, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, filho do 1º Barão de Cajaíba, comandante geral da Guarda Nacional da Bahia e que lutou na Guerra do Paraguai, onde foi o comandante do 2º Corpo de Exército. Por sua bravura e competência, Marechal Argolo é lembrado por sua famosa frase, dita após ser questionado por Caxias sobre a viabilidade de uma empreitada: “Marechal, Se for possível, está feita! Se for impossível, vamos fazê-la!”.
O delegado Nélis, que foi coordenador da 8ª COORPIN em 2007, ficando até 2009, assumiu o GERC com um aumento de 60% nos números de roubos, e foi indicado por conseguir reduzir em 50% os crimes. Hoje os números são os mesmo de Curitiba, capital do Paraná, que possui um dos menores índices do Brasil.
O delegado receberá a medalha no próximo dia 24 de abril, na Vila Militar do Bonfim (VPMB). Conhecido por ser operacional, ir a campo e valorizar sua equipe, o Dr Nelis é lembrado pela população teixeirense pelos seus serviços prestados. Após sua saída a Polícia Civil de Teixeira de Freitas perdeu a operacionalidade.
Nossa equipe, que acompanhou a gestão do Dr. Nelis, o parabeniza pela medalha conquistada.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews