Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem atendeu a uma denúncia de motoristas, que transitam diariamente pela BA 693, no trecho que liga a BA 290 ao município de Ibirapuã. Segundo a denúncia, é evidente o serviço mal feito, executado pela empresa Mazza Engenharia, responsável pela recuperação do asfaltamento da rodovia, em um percurso de 37,7 quilômetros, e que custou quase 10 milhões de reais aos cofres públicos. Vale a pena ressaltar que este trecho estava danificado há anos e era impraticável o trânsito no local.
Os motoristas denunciam o descaso com o dinheiro público, a irresponsabilidade e a conivência do Governo do Estado para com uma obra dessa, com evidentes sinais de superfaturamento pela má qualidade empregada. “Não precisa ser engenheiro para perceber o quanto este asfalto é superficial. Jogaram uma capa de asfalto de 1 cm por cima da terra e o resultado está aí, a empresa vive fazendo reparos. Como pode um asfalto que foi inaugurado há menos de seis meses já está todo remendado?”, questionou um motorista que não quis se identificar.
Nossa equipe de reportagem já havia denunciado, nesta obra, a ineficiência da empresa que executou as obras, o descaso com o dinheiro público e a falta de fiscalização do Governo do Estado e até dos órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização dos gastos públicos. Em novembro de 2017, antes mesmo de ser inaugurado pelo governador Rui Costa, o Liberdade News denunciou que a obra já estava passando por reparos, e que populares já se revoltavam, não pela obra, que se fazia necessária, mas, por saber que não duraria muito aquele asfalto.
“Uso esta via quase que diariamente, e vários trechos, ao longo dos 37 quilômetros reformados, já estão reparados. Acredito que a empresa deve ter dado uma garantia no contrato, não sei de quantos meses, e logo que surge um buraco, a empresa corre e repara. Se aparecer um buraco pela manhã, a tarde eles já estão consertando. Mas, não era para ser assim né? O que todos esperam do Governo do Estado é uma fiscalização séria em suas obras, o que todos querem é saber que o dinheiro público foi bem investido”, disse outro motorista.
O motorista Alexandre Santos questionou: “E quando terminar a garantia dada pela empresa o que vamos fazer? Em poucos meses a estrada vai estar do mesmo jeito de antes. É um absurdo isso. Onde está os órgãos de fiscalização do estado, onde está o Ministério Público? Esta obra é um absurdo. Rasgaram o dinheiro público. Este asfalto sonrisal não dura 1 ano, disse o motorista. “É lamentável isso. Ficamos muito feliz com a reforma do asfalto, pois Ibirapuã já estava ficando isolada pelo difícil acesso, mas as incertezas estão voltando”, disse uma moradora.
Como já relatado na outra reportagem, o prejuízo não vai apenas, de forma indireta para o bolso do consumidor, vai diretamente através do atraso na viagem, dos danos ao veículo e ainda pelos riscos de acidentes. Com a palavra o governador do estado Rui Costa e a empresa Mazza Engenharia.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Governador inaugura BA 693 até Ibirapuã após rodovia já ter passado por reparos