Temerosa que os detentos destruíssem as celas e forçassem uma fuga em massa, a delegada titular da delegacia de Itabela, Dra. Ana Paula, requisitou o apoio da Polícia Militar. Revoltados, os detentos investiram contra os policiais militares, fazendo várias ameaças. Os homens da Polícia Militar, sob o comando do Capitão Jozival Silva, invadiram a carceragem para controlar a situação.
Após a polícia ter o controle da situação, foi feita uma revista minuciosa nos detentos e nas celas, um aparelho celular foi encontrado. Uma das reivindicações dos detentos foi a visita, que estava suspensa há 15 dias devido uma tentativa de fuga, outra foi a alimentação, que eles alegam ser de má qualidade.
O juiz da Comarca de Itabela, Dr. Heitor Awi Machado de Attayde, ao ser informado do que estava acontecendo na cadeia, mostrou-se preocupado com a integridade física dos policiais e dos detentos. Diante da gravidade da situação o juiz providenciou junto à direção do presídio de Teixeira de Freitas, a transferência de oito detentos. A transferência ocorreu na tarde desta quinta.
Uma lista com os nomes dos oito presos transferidos para o presídio de Teixeira de Freitas foi divulgada na manhã desta sexta-feira (6) pela delegada, Dra. Ana Paula.
Relação com os nomes dos oito presos transferidos para o presídio de Teixeira de Freitas: Antônio de Deus Oliveira, Fábio Ribeiro Barbosa de Jesus, Lídio Ribeiro da Silva Neto, Nilson Gonçalves de Jesus, Romário Bredoff de Souza, Vagner Castro dos Santos, Valdemir Anjos Menezes e Valter Braz Queiroz Neto.
Por: J. Alencar