Teófilo Otoni: Comandantes Gestores das Corporações da Polícia Militar dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, que formam a força policial da Tríplice das Divisas entre os referidos Estados, realizaram nos dias 29 e 30 de novembro, o “lll Encontro de Gestores da Polícia Militar da Tríplice Divisa”, que aconteceu na cidade de Teófilo Otoni/MG. Representando o estado mineiro estiveram presentes o Comandante Geral da PMMG, Coronel PM Helbert Figueiredo e o Coronel PMMG Fernando Arantes, Chefe de gabinete do Governador.
Representando o estado da Bahia, estiveram presentes o Tenente Coronel PMBA Valter Serpa, Subcomandante do CPRSUL/BA; Major PMBA Anilton, Comandante da 89ª CIPM, que tem como área de cobertura os município que fazem divisas com os demais estados; Major PMBA Pontes, Comandante da CIPE/CAEMA e o Major PMBA Telmo, Comandante da RONDESP/Sul. Pelo estado do Espírito Santo esteve o Coronel PMES Irineu Firmino, Comandante da região Norte do Estado do Espírito Santo. Além dos oficiais citados, outras autoridades militares participaram do evento.
O intuito deste terceiro encontro foi de continuar fortalecendo a parceria entre as corporações, com harmonia e troca de informações no combate ao crime entre as regiões de divisas. No evento, foram discutidas, ainda, propostas de ações conjuntas, aumento da comunicação entre os comandantes das Unidades. Os militares debateram sugestões de alinhamento de práticas de gestão operacional do policiamento nas divisas, e o uso de tecnologias desenvolvidas para auxiliar nas atividades policiais e administrativa, para um contingente menor de policiais, de forma que se possam ter um efetivo maior na área operacional das forças policiais.
Após a interação entre os comandos das polícias ostensivas nas regiões de divisas entre estes estados, o índice de prisões de criminosos que cometiam crimes em um estado, e se evadia para outro estado desta região, aumentou, em decorrência da troca de informações e parceria entre as unidades policiais, propiciando um grande ganho para a sociedade, que é vítima desses criminosos, bem como diminuído a sensação de impunidade existente entre os criminosos.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews