Teixeira de Freitas: Neste sábado, 25 de maio, o Centro Integrado de Comunicação - CICOM de Teixeira de Freitas, completa um ano de operacionalidade. O CICOM atende todas as chamadas de solicitações e denúncias dos números de urgência e emergência 190, 197 e 193, sendo da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, nos 13 municípios que compõem a sua área de competência e atendimento nas solicitações da população de toda essa região. O CICOM/Teixeira é composto por 22 profissionais, entre coordenação, e operacionalidade, que trabalham 24 horas por dia, ininterruptamente.
A coordenadora, Capitã PM Marion, disse a nossa reportagem que neste período de um ano, o CICOM conseguiu chegar aproximadamente em 15 mil atendimentos ao mês, entre solicitações, denúncias, e infelizmente, incluindo os trotes, que têm diminuído de forma considerável, em decorrência de uma ferramenta do sistema de atendimento, que registra todas as chamadas, classificando-as, de forma que esses números telefônicos que repetidamente tentam passar trote, são automaticamente bloqueados.
A coordenadora disse ainda que o maior objetivo do CICOM é facilitar e fazer com que a população tenha uma resposta mais rápida, e resolutiva nas solicitações ou nas informações que são feitas na Central de Atendimento. Ela destacou ainda a importância da integração das forças policiais através do CICOM, onde o seu coordenador adjunto, é o Investigador de policia, Jackson Atayde, no qual as informações são compartilhadas entre as duas forças policiais, o que facilita o trabalho das instituições no combate ao crime.
O coordenador adjunto, IPC Jackson, se reportou, dizendo: "Essa integração facilitou o acesso no atendimento dos cidadãos, principalmente para com a Polícia Civil, que passou a ter um canal mais aberto para com a população, bem, como o acesso às informações através de denúncias anônimas, no qual tem ajudado muito na identificação de criminosos. Essas informações são repassadas para o Serviço de Inteligencia - SI, que faz as averiguações e tomam as devidas providências para retirar esses criminosos de circulação".
O investigador Jackson disse ainda, que a Polícia Civil de Teixeira retornou a trabalhar com o sistema de rádio comunicador nas viaturas, facilitando mais ainda a integração das informações em tempo real entre as forças policiais, no combate ao crime em Teixeira de Freitas, e nos demais municípios integrados nesta unidade de comunicação (CICOM). Os dois coordenadores encerram a entrevista reproduzindo a frase do lema da equipe: "CICOM, Comunicação Operacional Para Salvar e Proteger Vidas".
Por: Cloves Neto/Liberdadenews