Alcobaça: O empresário e ex-vereador do município de Alcobaça, José Sérgio de Almeida Figueiredo Filho, denunciou, neste sábado, 11 de janeiro, para a redação do Liberdade News, que o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, vem usando um veículo oficial da Prefeitura, para fins particulares. O denunciante falou de forma indignada para nossa equipe de reportagem, sobre esse caso de desvio de função de recursos públicos, praticado pelo prefeito da cidade. Segundo o denunciante, o prefeito se apropriou de uma caminhonete doada pelo Governo Federal para auxiliar no combate à dengue e estaria utilizando o veículo para uso particular e pessoal.
Segundo o ex-vereador, o prefeito foi flagrado por diversas vezes fazendo uso do veículo para fins particulares. Não bastasse o uso de um veículo oficial para uso particular, o perfeito Léo Brito tirou a adesivação do Ministério da Saúde, deixando o veículo totalmente descaracterizado, com o objetivo de não chamar a atenção, já que ele vem fazendo deste veículo, seu carro particular. Ainda segundo o denunciante, o veículo teria sido usado uma única vez para o fim a qual foi destinado. Logo depois, passou a ser utilizado indiscriminadamente pelo prefeito.
O veículo, uma caminhonete modelo L200 para ser usado na campanha de combate à dengue, foi doado ao município de Alcobaça pelo Governo Federal. O denunciante disse que flagrou e que há fotos mostrando os diversos usos da caminhonete pelo prefeito. O uso de veículos públicos para fins particulares incide no crime de improbidade administrativa. A lei 8.429/92 prevê pena que varia de detenção de seis a dez meses e multa, além de indenização dos prejuízos e danos materiais, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.
“Não se pode usar bem público para atender interesses privados, isso é um absurdo”, disse o denunciante. Nossa equipe de reportagem tentou conversar com o prefeito Léo Brito, para falar sobre o caso, mas, ele não atendeu às nossas ligações.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews