O número de feminicídios na Bahia cresceu 32,9% em 2019, de acordo com dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em coletiva realizada nesta segunda-feira (13). Na ocasião, a SSP apresentou o balanço dos crimes ocorridos no passado.
Foram registrados 101 casos de feminicídios em todo o estado. Em 2018 a Bahia teve 76 crimes do mesmo tipo.
Durante a coletiva, o secretário de segurança, Maurício Teles Barbosa, anunciou o lançamento da Operação Ronda Maria da Penha em mais nove municípios baianos. A ação visa combater crimes de violência contra a mulher.
Por intermédio da operação, segundo a SSP, 76 prisões foram feitas até o mês de novembro, durante 24 mil rondas ostensivas. O órgão disse que os policiais fizeram 10.462 fiscalizações de medidas protetivas.
Outros crimes
Já o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte) teve queda de 9,4% em comparação a 2018. Em Salvador, a redução foi de 11,4%, no interior do estado 9,7% e nas cidades da região metropolitana 4,5%.
De acordo com a SSP, 20.799 pessoas foram presas após investigações e operações policiais, sendo que 17.355 em flagrante e 3.444 por meio de mandado de prisão. Mais de 4,8 mil adolescentes foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator após cometerem crimes.
Segundo o órgão, a Bahia registrou uma queda de 8,6% no número de roubo de veículos. Os roubos a coletivos diminuíram em 3,6%.
Já o número de assalto contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%.
Apreensões
A Secretaria de Segurança Pública informou que 23 fuzis e 4.109 revólveres, espingardas, pistolas e metralhadoras foram apreendidas na Bahia, em 2019.
Além disso, 34 toneladas de drogas foram apreendidas e incineradas em Salvador, cidades do interior e da região metropolitana. Nas operações conjuntas em bairros da capital, os policias apreenderam quase 4 toneladas de cocaína e 30 de maconha (em tabletes e plantações).
Tecnologia
A SSP informou que 110 criminosos foragidos da Justiça ou que estavam descumprindo critérios de prisão domiciliar foram detidos em Salvador e Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital, no ano passado, através do sistema de reconhecimento facial.
Os criminosos foram flagrados por câmeras espalhadas nas estações de metrô, rodoviária, Aeroporto Internacional de Salvador, além das utilizadas em grandes eventos, como o carnaval, Micareta de Feira de Santana, Festival da Virada Salvador e Copa América.
Fonte: G1