Fez-se presente também alguns prefeitos da região e diversos deputados estaduais, entre eles o deputado Temóteo Brito (PSD), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa (ALBA) e que foi um dos idealizadores da audiência pública aqui em nossa cidade. Esteve também na audiência o Juiz Criminal Dr. Argenildo Fernandes, vereadores, delegados, peritos e representantes da nossa sociedade teixeirense.
A nossa equipe conversou com o comandante geral da Polícia Militar o Coronel Alfredo Castro que ressaltou a importância do trabalho ostensivo da PM com fator de prevenção a criminalidade e disse que o Governo da Bahia prever a contratação de mais 3.600 policiais militares até 2013. O coronel avaliou de forma muito positiva a audiência dizendo inclusive que “fazer polícia é dessa maneira, pois é preciso ouvir a população, é ela que vive o problema e que tem condições de nos ajudar a planejar as operações de prevenção e precisamos dessa interação com a comunidade.”
O Direitor Geral de Polícia Técnica Dr. Elson Jefferson avaliou a audiência pública como um evento histórico e que é preciso momentos como esse para que a Secretaria de Segurança Pública mostre os avanços e os planejamentos para o combate a criminalidade em nossa região.
O diretor geral do DPT enfatizou a implantação de uma aparelhagem sofisticada aqui em Teixeira de Freitas, que se baseia em uma nova metodologia para exames definitivos de substancias entorpecentes, fazendo com que laudos de drogas saiam com resultados imediatos.
Por fim nossa reportagem entrevistou o Dr. Argenildo Fernandes, juiz da Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas que nos disse que foi um verdadeiro exercício de cidadania essa audiência. Dr. Argenildo que fez duras criticas ao estado por conta das dificuldades enfrentadas pelas polícias civil, militar e técnica, principalmente nos quesitos estruturais e de recursos humanos avaliou de forma muito positiva a audiência e espera que todas os anseios e reivindicações da sociedade sejam prontamente atendidas após esse encontro democrático.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews