Os restos mortais foram retirados, segundo denúncias de populares e de políticos da região do cemitério municipal, sob ordem do prefeito Jailson Costa (PT) e descartados como lixo no local.
O descaso para com os parentes dos mortos era tanto, que podia se ver caixões fechados e em bom estado, ossos com restos de músculos e pele e até corpos em decomposição dentro de sacos plásticos. Urubus e cachorros também estavam no local em busca de alimentação, mas eram espantados pelos populares. Sem falar no forte mau cheiro. Policiais militares isolaram a área e permaneceram no lixão até a chegada dos peritos técnicos de Feira de Santana.
As informações passadas por badameiros (catadores de lixo) que trabalham no local é que foram utilizadas duas caçambas para levar o material até o lixão. A notícia de que o material estava no lixão levou várias pessoas que possuem familiares enterrados no cemitério para o local, todos queriam saber de quem eram os restos mortais.
De acordo com o vereador José Valter Vilas Boas (PSDB) um dos responsáveis pela denúncia, há cerca de 1 ano a prefeitura vem acumulando os restos mortais e de caixões em um local no fundo do cemitério, sem que fosse dado o devido destino ao material e ontem decidiu por jogar o material no lixão. “Assim que a caçamba chegou ao lixão recebi a informação e fui para lá. Comuniquei o fato à juíza, ao promotor e a delegada, já que isto é um crime, sem falar na falta de respeito e descaso com os familiares e mortos”, revelou o vereador, que estava acompanhado do vice-presidente da Câmara, Luiz Rangel Mascarenhas (PP).
Por: Jorge Magalhães