Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem foi procurada por diversos fazendeiros de Teixeira e região, informando sobre o grande número de furto de gado em suas propriedades rurais. Fazendeiros denunciam que uma ou mais quadrilhas com caminhões, e todo o aparato, chegam nas fazendas, embarcam o gado e o levam embora. Tratam-se de quadrilhas muito bem organizadas, que levam vaqueiros e cavalos para juntar o gado e colocá-lo no caminhão.
Nossa equipe procurou a sede da 8ª COORPIN e confirmou diversas ocorrências registradas neste sentido. Esta semana um fazendeiro de Teixeira teve 30 animais bovinos furtados, e em um mês a Polícia já registrou 04 ou 05 outras ocorrências, em Teixeira, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas. Nas última ocorrências foram 64 animais furtados em Medeiros Neto, 34 em Juerana, 56 em São José de Alcobaça (em duas fazendas).
A Polícia Civil informou que a quadrilha é especializada neste tipo de crime, onde eles monitoram a fazenda, planejam o furto e vão com todo o aparato para o furto (vaqueiros, animais e dois caminhões). Mesmo com as diversas medidas de segurança dos fazendeiros, a quadrilha consegue quebrar correntes, cadeados, arrancar cercas, juntar os animais, colocar troncos, montar a estratégia de embarcar os animais, enfim, são altamente treinados neste tipo de crime.
A Polícia estima um prejuízo em torno de R$ 400.000,00 somente nas últimas ocorrências. A Polícia Civil informou ainda que está intensificando as investigações acerca dessa quadrilha que está atuando na região, e que é importante a ajuda da população nas denúncias. Quem souber de alguma coisa, alguma informação sobre a quadrilha, sobre onde esses gados estão sendo abatidos, que informe à Polícia através dos canais de denúncia, garantido o sigilo do denunciante e das informações.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews