O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
É um crime contra a natureza e contra a vida. Nossa equipe de reportagem não acreditou no que viu. Foi chocante, foi horrível ver tanto esgoto jogado ao rio Itanhém.
O liberdade News recebeu várias denúncias de populares sobre esse crime ambiental promovido pela Prefeitura Municipal de Alcobaça. Inclusive apuramos que o Ministério da Integração Nacional na época do então Ministro Geddel Vieira Lima, repassou uma verba de mais R$ 2.000.000,00 (dois milhõees de reais) para a Prefeitura de Alcobaça para um projeto de tratamento de esgoto, saneamento básico e pavimentação.
Nossa pergunta é: Onde foi parar esse dinheiro? Pois andamos por São José e não vimos o resultado desse projeto, dessa obra. O que vimos foi isso ai, uma tremenda falta de respeito à natureza. E pedimos providência ao Ministério Público de Alcobaça, ao Ministério do Meio Ambiente e a todos os órgãos competentes para que tomem uma providência contra esse crime contra o meio ambiente.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews