Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem foi procurada pela filha de um homem de 65 anos de idade, morador de Itabela/BA, que estava com Covid-19, em estado grave, naquela cidade, tendo a necessidade urgente de uma transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A filha entrou em contato desesperada, pois, estava vendo seu pai morrer aos poucos, e não havia vaga em Porto Seguro, e eles estavam precisando de uma vaga em Teixeira de Freitas.
“Olá Edvaldo, meu nome é Jaciara, eu me encontro no Hospital de Itabela com meu pai, que foi diagnosticado com Covid-19. Meu pai vai morrer se ele não tiver ajuda aqui. Ele precisa de uma UTI o mais depressa possível. Ele é cardíaco, ele vai morrer. Eu estou vendo meu pai morrer à mingua e não tem vaga. Já colocaram meu pai no Sistema da Regulação desde ontem, mas, parece que só em Teixeira que tem vaga. Pelo amor de Deus, não deixa o meu pai morrer assim não”.
Essas foram as palavras desesperadas da jovem, que estava vendo seu pai se desfalecer, e nada sendo feito. Nossa equipe de reportagem fez um apelo nas redes sociais, procurou o secretário, procurou vereadores, mas, nada conseguimos. O secretário de saúde de Teixeira de Freitas disse à nossa reportagem que estava providenciando a vaga para o senhor Jucelino Santiago. Mas, desde ontem nada foi resolvido. Ainda ontem no Boletim Municipal, foi informado que haviam 11 pacientes internados na UTI, então, tinha vaga. Por que não trouxe logo esse senhor e salvou a vida dele?
Segundo apurou a nossa equipe de reportagem, o Hospital de Itabela é pactuado, faz parte dos 19 municípios de pactuação, e o paciente podia muito bem ser recebido em Teixeira, já que Porto Seguro não tem vaga. Onde estão as vagas do Hospital de Campanha, já que são 20 leitos de UTI, e segundo nota da SMS está ocupado com 11 pessoas. O secretário disse que estava providenciando, que tem um protocolo, e tal... Lamentável essa situação. Esse Hospital de Campanha tem vaga ou não, é para atender ao povo do Extremo Sul ou não? O que está acontecendo?
Nossa equipe de reportagem apurou ainda, que o senhor Jucelino é morador do Bairro Castelinho em Teixeira, mas, tem um sítio em Itabela, e estava naquela cidade a trabalho. Independente dele ser morador de Teixeira ou não, ele precisava ser encaminhado a uma UTI. A ambulância de Itabela iria trazer o paciente, não era preciso ir buscá-lo, era só trazê-lo. O Liberdade News tornou público esse pedido, esse apelo. Quantas vidas ainda serão perdidas por ingerência deste Hospital de Campanha?
Então, nossa reportagem estava terminando essa matéria, quando recebeu a notícia da morte do senhor Jucelino Santiago da Silva, 65 anos. Tivemos que mudar alguns termos para o passado, pois, lamentavelmente a esperança se transformou em morte. Até quando isso vai acontecer em nossa cidade e região? Estão brincando com vidas. Pessoas estão morrendo, esperanças perdidas, medo, desespero. Até quando?
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews