O treinamento foi ministrado para equipes de Aracruz e São Mateus (ES) e Posto da Mata (Teixeira de Freitas/BA). O objetivo foi oferecer às equipes conhecimento técnico e habilidades necessárias para a execução das atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais com eficiência e segurança. Os treinandos são orientados a fim de mitigar os riscos de acidentes aos trabalhadores envolvidos na atividade, otimizar recursos e reduzir a área queimada, contribuindo para diminuir impactos ao meio ambiente.
Realizado periodicamente pela Fibria, o treinamento é resultado de parceria com o Centro Agropecuário da Ufes estabelecida desde 2006. As atividades foram conduzidas pelas áreas de Desenvolvimento Operacional e Silvicultura da Fibria, com a coordenação técnica do professor Nilton César Fiedler, especialista em Gestão de Programas de Diagnóstico e Montagem de Estratégia de Prevenção a Incêndios. Os trabalhos foram realizados por instrutores de Brasilia/DF, do PrevFogo, com larga experiência nessa área.
O curso teve três frentes distintas: treinou brigadistas, líderes de equipe e pessoas com noções básicas de combate a incêndios. Em Posto da Mata os cursos envolveram 272 participantes, 123 em São Mateus e igual quantidade em Aracruz. Essa turma está preparada para, em caso de incêndio, fazer o primeiro combate para impedir que o fogo se alastre nos plantios florestais e nas áreas de conservação. Entre aulas práticas e teóricas, foram 3.708 horas de treinamento.
Por: Liberdadenews/Ascom