Segundo dados estatísticos de junho/2011 a junho/2012, houve um aumento considerável na confecção de inquéritos policiais, bem como a conclusão e envio dos mesmos ao Ministério Público. Isso é consequência do aumento nas prisões em flagrante, apreensão de armas, drogas e prisões sobre força de investigações, principalmente relacionados a crime contra a vida (homicídio) e contra pessoa (lesões/estupro). Inclusive, Teixeira de Freitas figura com uma das cidades do interior que mais reduziram suas taxas de crime contra a vida no respectivo período (37,7%, seguido de Feira de Santana com 11,11%).
Segundo o coordenador da 8ª COORPIN, Dr. Marcus Vinicius, o combate qualificado ao tráfico de drogas, o diálogo frequente com o judiciário e o MP, o trabalho em conjunto com as polícias co-irmãs: Polícia Militar, Rodoviária Estadual e Federal, proporcionaram ações conjuntas que tanto contribuíram para este combate ao crime e consequente aumento na produtividade da Polícia Civil.
O delegado Marcus Vinicius informou que a diminuição dos crimes contra a vida, na 8ª COORPIN foi fortemente influenciado pela criação do Núcleo de Homicídios e de Acompanhamento de Inquéritos, que é composto pelos delegados, Charlton Bortolini (delegado titular da circunscricional); Wendel Ferrreira (titular da DTE); o delegado Marco Antônio e recentemente o delegado Manoel Andreeta que foi aproveitado pela sua ampla experiência para compor o foco do núcleo.
“Estas quatro autoridades hoje, estão responsáveis pelo andamento dos inquéritos policiais, dividindo e distribuindo as tarefas e dando condições para que suas equipes prossigam desde o primeiro momento até o final e a conclusão com êxito, que seria a identificação de autoria, pedido de prisão preventiva e o foco na captura,” disse o coordenador.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews