Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem já havia publicado uma matéria informando que policiais civis e militares de Teixeira de Freitas e da região (8ª COORPIN) não receberam no primeiro semestre deste ano, o Prêmio de Desempenho Policial (PDP), que foi pago no último dia 17 de maio. O governador Rui Costa anunciou na ocasião, o pagamento de R$ 13 milhões em prêmios para as Unidades que conseguiram reduzir o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).
Segundo apurou nossa reportagem, os policiais civis e militares de Teixeira e região mais uma vez não receberão o PDP. Segundo informações levantadas por nossa equipe, somente em Teixeira de Freitas houve um aumento de 15 homicídios no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, Teixeira de Freitas registrou 27 homicídios, enquanto este ano (2021) foram registrado 42 homicídios. Cidades como Alcobaça, Prado e Caravelas também se destacaram por ter aumentado em mais de 50% o número de homicídios.
No geral, a região da 8ª COORPIN teve um aumento de 30 homicídios. No primeiro semestre de 2020 foram 93 homicídios (CVLIs) na região, enquanto no mesmo período deste ano foram registrados 123 homicídios. Das 13 cidades que compõem a 8ª COORPIN, 07 cidades tiveram aumento no número de crimes contra a vida, sendo elas, Teixeira, Prado, Alcobaça, Caravelas, Itanhém, Lajedão e Jucuruçu. Das outras 06 cidades, 03 tiveram redução no número de homicídios, com destaque para Itamaraju, que registrou no 1° semestre de 2020, 17 óbitos, e em 2021, 09 homicídios.
Nova Viçosa e Medeiros Neto também tiveram redução no número de crimes contra a vida. Em Ibirapuã, Mucuri e Vereda não houve alteração, ou seja, essas cidades mantiveram a mesma média de mortes. Por conta desse números, centenas de policiais da região ficarão mais uma vez de fora da lista de recebimento do PDP. Importante ressaltar, que nossa equipe de reportagem utilizou estes dados, e citou a questão do PDP, pois, é com base nesta estatística, que habilita o policial a receber ou não este Prêmio.
Mas, o principal ponto a se observar nesses números, é o aumento no índice de violência, que não é bom para ninguém, especialmente para a população, que se sente cada vez mais insegura. Importante destacar o aumento de homicídios nas três cidades da Costa da Baleia (Alcobaça, Prado e Caravelas) que tiveram um aumento significativo. A exemplo de Alcobaça que pulou de 03 homicídios para 11, um aumento de quase 400%.
Nossa equipe confia na atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil. É de conhecimento de todos o esforços dos comandantes e coordenadores destas instituições, bem como de todos os policiais, que atuam com seriedade, compromisso e honestidade. A população também confia nestes órgãos de segurança pública. O que se espera é um maior investimento do Estado nestes órgãos. O que se ouve muito nos bastidores, é que o Estado está castigando os servidores públicos, com anos e anos sem reajustes, pressão, pandemia, e uma série de fatores internos que têm desmotivado o servidor.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias Relacionadas: