Essa atuação dos agentes é fruto da municipalização do trânsito, ocorrida em dezembro de 2009. De 2009 até agora houve concurso para agentes e aquisição do sistema de multas, que é o mais moderno no mercado, homologado em 2010, como explicou o coordenador do CTT Eduardo Dantas. Apesar de justificar a demora, Dantas admite que a implantação do serviço deveria ter acontecido com maior rapidez.
Ainda segundo o coordenador a campanha iniciada neste mês aponta para um número acima do esperado de motoristas infratores: “nos 3 primeiros dias de campanha foram notificados 300 condutores, sendo os tipos de infrações mais comuns, a parada em fila dupla e em vagas e rampas para deficientes”, contou ele ao narrar que o CTT estava esperando 400 autos infracionais durante todo o mês.
Os condutores devem ficara atentos, porque a partir de 1º de setembro as notificações já estarão valendo. O condutor flagrado em infração será imediatamente notificado, o lançamento da placa no sistema do Detran é on line e após o lançamento da infração no sistema, o agente fara uma foto caracterizando a infração, imprimirá a multa e entregará ao condutor ou deixará afixada no veículo, em menos de 30 dias a fatura com os prazos para recurso será entregue na casa do autuado.
Um dos condutores notificado que não quis se identificar disse, “É muito importante essa campanha educativa, só que acho que deveria se fazer uma campanha de divulgação para que os motoristas ficassem sabendo, e não fosse pegos de surpresa”, reivindicou.
O CTT conta com 8 agentes e duas viaturas que atuarão, principalmente na área central da cidade de segunda a sexta-feira das 07 horas as 17 horas e aos sábados das 07 horas as 12 horas. Em dias de evento o horário será flexibilizado.
De acordo com o Decreto 9513/2005 da Bahia, os recursos arrecadados com as notificações vão originar orçamento para investimentos no próprio trânsito teixeirense, assim o CTT terá seu próprio recurso para, por exemplo, melhorar a sinalização.
Fonte: Sulbahianews