Teixeira de Freitas: A equipe do Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM 98,9, conversou com o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Marco Belitardo, na Sessão Ordinária desta terça-feira, 21 de junho, e o presidente falou sobre o Projeto de Lei n° 011/2022, do executivo municipal, que trata da criação do 13º Salário e Terço de Férias para os secretários municipais, o prefeito e o vice-prefeito.
Nossa reportagem publicou em primeira mão a matéria sobre esse Projeto e o caso ganhou grande repercussão negativa, sobretudo pelas atuais críticas populares em relação à gestão do prefeito Marcelo Belitardo. Vereadores, lideranças políticas e a população em geral se manifestou contra o projeto. Segundo o presidente da Câmara, o Projeto foi protocolado na Secretaria Legislativa, e antes de feita leitura, foi suscitado para que o Projeto fosse retirado de pauta.
“E vou expressar aqui mais uma vez a minha opinião, eu sou contra o 13º nesse caso. Eu aprendi isso na política. A avaliação política não tem que ser pautada apenas na técnica legislativa, na técnica jurídica. A gente tem que avaliar todo o cenário na qual o projeto está inserido. O que quero dizer com isso, que antes de entrar com projeto de 13º para secretário (que merece, claro), vamos primeiro pensar em uma indenização de transporte para os agentes comunitários de saúde que fazem o trabalho na zona rural. Vamos pensar em realinhamento de valores de remuneração para algumas categorias como técnico de enfermagem e enfermeiro, e aí sim, poderia ser discutido o 13º e Férias”, explicou Marcos.
O vereador Joris de Gel também conversou com nossa reportagem, e falou o seu ponto de vista sobre o 13º para secretários e prefeito. Segundo o vereador, existe esse pagamento de 13º em outras prefeituras, mas, é preciso avaliar o momento atual, e para isso, precisamos ouvir a sociedade. Conversamos com os vereadores e em diálogo com o poder executivo, nós solicitamos a retirada dessa pauta para que futuramente possamos ter uma discussão social. O projeto foi retirado, o prefeito municipal nos ouviu e entendeu que este momento não é o ideal e o Projeto foi retirado de pauta”, explicou o vereador.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria Relacionada: