O tenente coronel Josafá Soares de Sousa, designado para coordenar as eleições em Itanhém, disse na manhã desta terça-feira (02/10), em entrevista à rádio Master, que a presença dele no município é para reforçar a segurança e garantir a tranquilidade nas eleições municipais. "Gostaria de transmitir à população de Itanhém que a Polícia Militar estará presente e atenta a todos os acontecimentos, cumprindo o seu dever constitucional. O juiz eleitoral tem todas as condições de exercer a sua autoridade e estamos aqui para dar garantias para que o trabalho dele seja desenvolvido", disse.
O oficial, que trabalha em Salvador, fez questão de destacar que não há nenhuma conotação partidária no trabalho de coordenação desenvolvido por ele desde o último sábado. "Minha missão aqui é baseada exclusivamente na questão da segurança dos eleitores, dos candidatos e das autoridades".
O tenente coronel disse que a situação nos distritos está tranquila. "Desde que chegamos aqui estamos acompanhando os comícios. Estivemos em Ibirajá, Batinga, Salomão e, notamos que, nos distritos não há registro de alteração".
De acordo com o oficial, apesar da existência de um clima de tensão no município em razão dos últimos acontecimentos, "não há nenhuma situação incontrolável". E explicou: "os fatos que fogem à rotina naturalmente causam tensão, mas não há motivo para nenhum tipo de alarde, teremos um pleito sem maiores altercações", garantiu.
O tenente coronel solicitou a colaboração da população no sentido de não passar informações erradas à polícia sobre a prática de possíveis crimes eleitorais. "Isso vai demandar um esforço desnecessário da PM e isso atrapalha a nossa atividade policial militar", finalizou.
Por: Edelvânio Pinheiro