Já foi publicado no Diário Oficial da Bahia o edital do concurso da Polícia Militar para o curso de formação de soldado da PM. Foram abertas duas mil vagas para o cargo de soldado, sendo 1.865 para o Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e 135 para o Quadro de Praças Bombeiros Militares (QPBM), da estrutura da Segurança Pública do Estado.
As vagas estão distribuídas por todo o Estado, haverá duas etapas de provas – uma objetiva de conhecimentos gerais e outra discursiva (redação), ambas de caráter eliminatório e classificatório. As provas estão marcadas para 9 de dezembro, no município/sede das regiões de classificação de acordo com a opção escolhida pelo candidato no formulário de inscrição. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Em Teixeira de Freitas, o 13° Batalhão da Polícia Militar (13° BPM) disponibilizou uma das suas salas para o preparatório do concurso da PM. Após a conclusão do processo seletivo, duas turmas, totalizando 60 alunos, serão preparadas no 13° BPM para seguir carreira militar. No ano passado, foram formados 29 alunos em Teixeira de Freitas, porém, apenas três permaneceram no Batalhão, o restante foi para Ilhéus e Itabuna.
“A expectativa para esse ano é que mais pessoas da região consigam passar no concurso, que é bastante disputado, para que possamos ter mais policiais militares do Extremo Sul da Bahia, o que representa um ganho para o policiamento. O problema do Estado em relação à segurança pública é o número ainda pequeno de agentes policiais, e isso dificulta o desenvolvimento do trabalho, por outro lado o Governo tem se preocupado em repor essa perda que vem ocorrendo ao longo dos anos”, informou o comandante do 13° BPM, tenente-coronel Osíris Cardoso.
Para as pessoas da região que almejam se inserir na carreira militar, o comandante deixa como dica se dedicar muito aos estudos, ficando em igual condição para competir em relação aos candidatos das outras regiões da Bahia.
Por: Sulbahianews