O Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) e de mais 18 cidades da Bahia serão beneficiadas pelo programa Qualifica Bahia – Ressocialização, lançado nesta terça-feira, 23 de outubro, pelas secretarias do Trabalho (Setre) e da Administração Penitenciária (Seap). O projeto irá qualificar 980 custodiados do Sistema Prisional do Estado a partir do dia 29 de novembro.
O projeto, aqui em Teixeira de Freitas, ofertará cursos voltados para construção civil – como de pedreiro, encanador, eletricista, pintor. Escolhidos através de pesquisas sobre as tendências do mercado de trabalho da região, que atenderão não só os custodiados, mas, também aqueles que já cumpriram penas no presídio e não conseguem inserção no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional.
A Seap utilizou critérios para selecionar quais conjuntos penais participariam do programa, Teixeira de Freitas foi escolhida por se destacar entre as cidades do interior da Bahia que já exerce ações de ressocialização e, por isso, oferece uma boa estrutura para implantação do projeto. Mesmo assim passará por uma ampliação para melhor atender às demandas do projeto, o que não impedirá o desenvolvimento dessas atividades.
Independente do novo programa, o CPTF já trabalha com os projetos horta, alfabetização, lavanderia, fábrica de biscoitos, alfaiataria, metalúrgica, fábrica de vassouras, fábrica de blocos e restaurante. “Aqui já existe um trabalho, uma oportunidade de oferecer mão de obra para os internos, o que faltava era exatamente o que o novo projeto vem trazendo, que é a capacitação profissional, para preparar essas pessoas que nunca tiveram oportunidade de aprender a fazer algo e ajudar a se inserirem no mercado de trabalho após o cumprimento de suas penas”, informou o diretor do CPTF, coronel Bartolomeu Calheiros.
Nos levantamentos feitos pelo coordenador de atividades laborativas do CPTF, Orlando Berbel, ficou constatado que há uma boa aceitação dos internos em relação aos cursos. A principal dificuldade seria motivar os custodiados a fazerem uma atividade que, inicialmente, não teria retorno financeiro, porém, esse problema não foi encontrado, alcançando um bom número de pessoas para ocupar a quantidade de vagas disponibilizadas para o conjunto.
Por: Tatiana Novais