Teixeira de Freitas: A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT/IML), através do coordenador Eder Amorim, esclarece que, em casos de óbitos em que não há sinais evidentes da causa da morte, o médico legista enfrenta um desafio complexo. Isso porque não dispõe de recursos imediatos para determinar de forma técnica e inequívoca o motivo do falecimento.
"Situações como essa exigem uma abordagem minuciosa e detalhada, especialmente quando se trata de uma criança tão jovem, como no trágico caso de Wellinton, de apenas 2 anos de idade. Compreendemos que as incertezas num primeiro momento podem agravar a dor da família enlutada em meio à tragédia. No entanto, para chegar a uma conclusão precisa e embasada, é necessário aguardar a conclusão de exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central do DPT em Salvador".
Ainda segundo Amorim, somente com os resultados desses exames será possível afirmar a causa da morte, que será divulgada através do laudo pericial, trazendo o conforto necessário para a família e a sociedade. A emissão da Declaração de Óbito com a causa indeterminada é uma medida necessária para agilizar os trâmites funerários e não agravar o sofrimento dos familiares.
"Diante dessa situação devastadora, em que uma criança tão pequena perdeu a vida após ser picada por um escorpião, é fundamental também informar a população sobre as medidas preventivas para evitar acidentes semelhantes. A conscientização sobre os perigos que esses animais peçonhentos representam, especialmente em locais onde crianças estão presentes, pode salvar vidas", acrescentou o perito.
A manutenção de ambientes limpos e livres de entulhos, vedação de frestas e buracos nas paredes, além da utilização de telas protetoras em ralos e janelas são algumas das medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco de encontros com escorpiões e prevenir acidentes fatais.
"O IML manifesta sua solidariedade profunda à família de Wellinton nesse momento de dor insuperável e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários. As autoridades de saúde da região devem se empenhar em investigar o caso atentamente, buscando entender completamente as circunstâncias e prevenir futuros acidentes semelhantes".
"A perda de uma criança é uma tragédia que nos comove a todos e é dever da sociedade unir esforços para evitar que outras famílias passem por essa dor imensurável".
Por: Liberdadenews/Ascom
Matéria relacionada
Criança de 02 anos é picada por escorpião e morre no Hospital Municipal de Ibirapuã