Nova Viçosa: Na manhã deste sábado, 12 de agosto, três homens foram presos por furto de madeira de eucalipto da empresa Suzano Celulose em uma área no município de Nova Viçosa. Eles foram flagrados por vigilantes do Grupo Souza & Lima, que presta serviços de segurança para a Suzano, e apresentados na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas com o apoio da Polícia Militar (89ª CIPM).
Segundo as informações dos vigilantes, por volta das 5h da manhã, eles notaram que um trator vermelho da marca Massey Ferguson estava carregando uma carreta Mercedes Benz branca, com placas RPL-4A37 e NTG-3A43, sem a autorização da Suzano Celulose. Eles constataram que os três suspeitos estavam misturando madeiras de energia e madeiras de resíduos pertencentes à empresa e colocando-as na carreta, totalizando cerca de 60m³.
Os vigilantes identificaram os suspeitos como Marcelo Moura de Souza, de 58 anos (motorista da carreta), Renato Luiz Ananilio, de 26 anos, e Alan Deivson Rodrigues Leal, de 38 anos. Quando os policiais militares chegaram ao local, dois dos suspeitos tentaram fugir, mas foram chamados de volta pelo motorista. Eles alegaram que estavam apenas pegando as madeiras de resíduos, mas não apresentaram nenhum tipo de autorização para realizar esse tipo de carregamento.
De acordo com a delegada plantonista, Andressa Carvalho, o transporte e carregamento de madeira de eucalipto é proibido nos finais de semana, conforme convenção coletiva, e que todo carregamento tem que ser agendado um dia antes com a empresa e fiscalizado pelas equipes de segurança. A delegada autuou o trio em flagrante pelo crime de furto qualificado (art. 155 do Código Penal) e os encaminhou para a custódia da Polícia Civil, onde estão à disposição da Justiça.
A reportagem do Liberdade News conversou com a delegada, Andressa Carvalho, que disse que esse tipo de crime causa prejuízo à empresa e ao meio ambiente, e que a Polícia Civil vai investigar se há mais envolvidos nessa prática ilícita.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews