Prado: Um jovem de 18 anos quase perdeu a vida na tarde deste domingo, 17 de setembro, ao se afogar na Praia do Coqueiral, região central da cidade de Prado. Ele foi salvo graças à ação rápida de um policial militar da CAEMA (Carlito) que estava com sua família na praia e aplicou-lhe manobras de salvamento.
Segundo testemunhas, o jovem estava tomando banho no mar e inesperadamente começou a se debater, sem conseguir voltar à superfície. Populares que viram a cena entraram na água e conseguiram trazer a vítima para a areia, mas ela estava sem sinais vitais.
Foi então que o CB/PM Carlito, que é especialista em resgate aquático, se aproximou e iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) na vítima. Após alguns minutos, ele conseguiu restabelecer a respiração do jovem, que foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado.
O estado de saúde do jovem é estável, segundo informações da UPA. Amigos e familiares agradeceram ao policial militar pela habilidade e coragem demonstradas no salvamento.
*Falta de guarda-vidas nas praias gera revolta em Prado*
O caso de afogamento na Praia do Coqueiral reacendeu a discussão sobre a falta de guarda-vidas nas praias de Prado. Moradores, visitantes e turistas que presenciaram o triste cenário reclamaram da ausência de profissionais capacitados para prevenir e socorrer situações de emergência no mar.
Um empresário, de 43 anos (nativo) que não quis se identificar, relatou à nossa reportagem que é inconcebível finais de semana com a cidade movimentada, sem nenhum salva-vidas na orla marítima. Ele criticou a gestão municipal por não estar preocupada com essa demanda tão importante para os munícipes e turistas.
A prefeitura de Prado não se pronunciou sobre o assunto até o momento. A reportagem tentou contato com o secretário de turismo, mas não obteve resposta.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews