Itamaraju: Cerca de 250 indígenas realizaram um protesto pacífico na entrada da Aldeia Trevo do Parque, no trevo do Parque Nacional, em Itamaraju, nesta quarta-feira (20). Eles fecharam a BR 101 nos dois sentidos, das 9h45 às 16h45, em repúdio à votação da PL 490, que trata sobre o Marco Temporal de territórios indígenas.
A PL 490, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe que só sejam reconhecidas como terras indígenas aquelas que estavam ocupadas pelos povos originários na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Os indígenas alegam que essa medida viola os seus direitos originários e ameaça a sua sobrevivência.
O protesto contou com a presença de representantes de diversas etnias, como Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã-Hã-Hãe. Eles exibiram faixas, cartazes e pinturas corporais com mensagens contra a PL 490 e em defesa dos seus territórios. Eles também fizeram discursos, cantos e danças típicas.
A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar da Bahia, por meio da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Itamaraju, que garantiu a segurança e a ordem no local. A PMBA informou que não houve registro de incidentes ou confrontos durante o ato.
A pista foi liberada pelos indígenas por volta das 16h45, após negociação com a polícia. O trânsito foi normalizado em seguida.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews