Teixeira de Freitas: A Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica (CIPE/MA) recebeu do Governo do Estado da Bahia 15 fuzis IWI ARAD, material bélico de alta tecnologia, para reforçar o combate ao crime organizado na região do Extremo Sul Baiano e da Costa do Descobrimento. As armas são fabricadas pela empresa israelense IWI e possuem calibre múltiplo baseado na plataforma AR15, com duas variantes: 5,56X45mm e 300 BLK. Os equipamentos são leves, modulares, de fácil desmontagem e oferecem precisão e confiabilidade aos policiais militares.
A CIPE/MA tem a sua missão definida no artigo 42, da Portaria 07-CG/15, que inclui a execução das missões de policiamento especializado. O nome da unidade está relacionado ao bioma Mata Atlântica, que abrange a sua competência territorial. A companhia está instalada desde 27 de agosto de 2004, no Distrito de Posto da Mata, Nova Viçosa-BA, e tem como limites o rio Jequitinhonha, ao leste o oceano Atlântico, a oeste o estado de Minas Gerais e ao sul o estado do Espírito Santo.
O policiamento em missões especiais exige que a CIPE/MA desenvolva ações para o controle de divisas, prevenção e repressão a roubos de estabelecimentos bancários e de cargas, patrulhamento rural, erradicação de plantio de drogas, combate ao crime organizado, controle de tumultos e distúrbios civis, intervenções em estabelecimentos prisionais em situações de crise, bem como no apoio às outras Unidades Operacionais.
Os Policiais Militares da CIPE/MA, no mês de outubro de 2023, passaram por treinamento específico para operarem com o fuzil IWI ARAD. Todo o efetivo foi instruído sobre as especificações, funcionalidades, desmontagem, calibração e tiro de combate. O Comandante da CIPE/Mata Atlântica, Major Sávio de Jesus da Silva, ressaltou a importância do momento.
Segundo o oficial, “o Governador do Estado Jerônimo e o Comandante Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, acertaram na escolha do equipamento. A PMBA e a CIPE/MA entram em uma nova fase. O fuzil ARAD oferta melhores condições de trabalho para o Policial Militar, porque é seguro, leve e de fácil manuseio. Além disso, a precisão da arma com seus instrumentos óticos eleva a confiança do operador.”
“Com um equipamento altamente moderno, a capacidade de enfrentamento da CIPE/Mata Atlântica ao crime organizado e a facções criminosas aumentou significativamente”, afirmou o Comandante Sávio.
O armamento é uma referência em todo o mundo e possui os atributos necessários para o melhor desempenho do policial militar em suas atividades diárias, especialmente quando é necessário o enfrentamento direto à criminalidade urbana e rural.
As Comunidades do Extremo Sul Baiano e da Costa do Descobrimento recebem uma Polícia Militar mais preparada e combativa, capaz de restabelecer a ordem, mesmo em situações de crimes complexos.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews